terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Tuneladora “Lina” conclui mais um túnel na extensão da Linha 5-Lilás

19/02/2016 - Portal do Governo do Estado de São Paulo

"Hoje é um dia histórico para os toneleiros e para a construção da obra da Linha 5 do Metrô", destacou o governador Geraldo Alckmin nesta sexta-feira (19) durante a chegada da tuneladora “Lina” ao poço de serviço Bandeirantes. Com o término das escavações, este será o segundo túnel de 4,9 quilômetros do prolongamento da Linha 5-Lilás do Metrô concluído entre as estações Adolfo Pinheiro (em operação desde agosto de 2014) e Campo Belo (em construção). 

"É uma grande obra que vai beneficiar muito a população de São Paulo, 5.600 empregos diretos e para cada emprego direto dois a três empregos indiretos. É uma grande conquista para a cidade de São Paulo e a gente fica feliz de ver o entusiasmo daqueles que estão construindo essa grande obra", disse Alckmin. 

A tuneladora “Lina” – apelido dado em homenagem a arquiteta modernista Lina Bo Bardi - começou a escavar um dos túneis da Linha 5 em dezembro de 2013 e, ao longo de seu trajeto, passou sob as avenidas Vereador José Diniz e Santo Amaro. Já a tuneladora “Tarsila” - homenagem à Tarsila do Amaral – fez o mesmo trajeto em paralelo e concluiu as escavações em novembro de 2015. 

Ao longo de dois anos, à medida que cada uma das máquinas escavava cerca de 10 metros por dia a uma profundidade média de 25 metros, simultaneamente, instalavam os anéis de revestimento de concreto, deixando os túneis preparados para a montagem dos trilhos e instalação dos sistemas de alimentação elétrica, sinalização e de telecomunicações. 

Para construir os 4,9 quilômetros de cada um dos túneis foram escavados cerca de 160 mil metros cúbicos de terra e utilizados cerca de 2.800 anéis de concreto, com 22,5 toneladas cada. O túnel feito pela tuneladora Lina, corresponde à Via 1, sentido estação Capão Redondo. Já Tarsila iniciou a escavação dois meses antes e fez o túnel da Via 2, que segue rumo à Chácara Klabin. 

Com roda de corte de 6,90 metros de diâmetro e 108 metros de comprimento, a supermáquina que pesa 720 toneladas conta com: câmara de compressão; motores hidráulicos; parafuso sem fim (que faz a retirada do material escavado); esteira para o transporte do solo; eretor (equipamento que faz a montagem dos anéis de concreto) e o backup com cabine de comando, painéis de controle, transformador de energia, tanque hidráulico, sanitários, refeitório e além de trailers para o movimento de materiais. Aproximadamente 112 pessoas trabalham em sua operação. 

O poço Bandeirantes é o canteiro de obras onde as duas tuneladoras encerrarão suas atividades e também o local de onde partiu o Megatatuzão, que constrói o túnel até o final do prolongamento da linha. Este equipamento já passou a estação Santa Cruz e segue com destino à Chacara Klabin. 

Expansão do Metrô 
A expansão da Linha 5-Lilás, entre o Largo Treze e a Chácara Klabin, terá 11,5 km de extensão e 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin). A estação Adolfo Pinheiro já foi entregue à população, e sua operação comercial teve início em agosto de 2014. 

Após a conclusão das obras, a Linha 5-Lilás passará a funcionar de Capão Redondo à Chácara Klabin, com 20 km de extensão e 17 estações. A previsão de demanda diária de passageiros para a linha completa é de cerca de 781 mil. 

"Esta é uma das oito obras metroferroviárias que estamos fazendo em São Paulo", finalizou o governador. 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Alckmin anuncia uso de 'tatuzões' em obras do Metrô de São Paulo

16/02/2016 -  iG Último Segundo 

As obras da Linha 6-Laranja do Metrô terão o uso simultâneo de dois Shields, equipamento conhecido popularmente como tatuzão, anunciou o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira (15). O anúncio foi feito na fábrica das peças que serão usadas na construção de túneis, localizada no bairro de Perus, na zona norte da capital paulista.

"Em setembro começará a operar o Shield da Linha 6-Laranja, um ‘mega- tatuzação’, com 10,20 metros de largura, que desembarcará no porto de São Sebastião em maio, chega em junho e vai direto para a estação São Joaquim”, disse o governador, salientando que o outro equipamento chegará no mesmo mês, mas só começará a operar em 2017. "Serão dois ‘mega-tatuzões’ simultâneos, um para Brasilândia, na zona norte, e o outro vai para São Joaquim, zona sul."

Em obras desde o ano passado, a Linha 6 está sendo construída pela concessionária Move São Paulo e pretende ser uma das maiores da capital paulista, com 15 estações e 15,3 km de extensão. O governo afirma que seus trens transportarão mais de 633 mil pessoas por dia, ligando a região noroeste ao centro da cidade – de Brasilândia a São Joaquim. É a primeira Parceria Público Privada plena do metrô paulistano.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Governo dá aval para contratos do Estado de SP para Linha 6-Laranja do Metrô


02/02/2016 – Estadão Conteúdo

O Ministério da Fazenda ratificou a garantia e a contragarantia de dois contratos entre União e Estado de São Paulo, com a interveniência da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Os contratos referem-se a financiamento celebrado entre o Estado e a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 690 milhões. O recurso é destinado ao financiamento de plano de investimento (Finisa) para aplicação no projeto Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo.

Alagoinhas

A Fazenda ainda autorizou a concessão de garantia da União para o município de Alagoinhas (BA) em operação de crédito externo a ser celebrada com a Corporação Andina de Fomento (CAF), no valor de até US$ 11,500 milhões. O montante irá financiar parcialmente o “Programa de Requalificação Urbana, Ambiental e Promoção Social”. O aval também consta de despacho no DOU.