quarta-feira, 20 de abril de 2016

Tomadas do Metrô 'salvam' celulares

17/04/2016  - O Estado de SP

Na maioria das estações, os passageiros se valem de tomadas que ficam em algum pavimento após as catracas e antes das plataformas de embarque e desembarque. De acordo com o Metrô, os dispositivos foram instalados para atividades operacionais e servem, por exemplo, para ligar equipamentos usados na limpeza. Com o tempo, no entanto, passaram a atrair a atenção dos passageiros.

Não raro, é possível encontrar grupos sentados no chão, alheios à correria da chegada e partida dos trens, esperando o aparelho ganhar uns pontinhos de carga. “Para mim, carregar o celular no Metrô é algo supernovo”, disse o passageiro Felipe Mathiello, de 23 anos, que espetou o carregador do smartphone em uma tomada da Estação República, conexão entre as Linhas 3-Vermelha e 4-Amarela, no centro, ao notar que a bateria estava em 11%.

Mathiello contou que foi “salvo” pela primeira vez na Estação Sé, integração das Linha 1-Azul e 3-Vermelha, no centro. “Comecei a ‘caçar’ uma tomada e vi um monte de gente no chão”, afirmou. Além de ser a mais movimentada da capital, a Sé é uma das poucas que oferecem Wi-Fi livre aos passageiros. “Outro dia um rapaz pediu a outro para colocar um ‘T’ (extensão), porque também queria carregar o celular”, contou.

Foi na Sé que o açougueiro Emerson Arcanjo, de 43 anos, tentou dar um reforço na bateria, mas não encontrou nenhuma tomada desocupada. “Essa aqui não funciona”, disse, apontando para um dispositivo atrás de uma pilastra. Ainda assim, resolveu esticar o tempo na estação, para aproveitar a internet.

“Hoje, não é mais um luxo, é uma necessidade”, disse Arcanjo. Absorto em um jogo de celular, quase não deu atenção a dois seguranças do Metrô que imobilizaram um rapaz a poucos metros de distância. O homem era detido após tirar foto sem permissão de uma passageira dentro do trem.

O auxiliar administrativo Brando Chiquinelli, de 21 anos, disse que nunca teve problema para aproveitar as tomadas. “Uso mais para serviço, para falar com cliente ou com o chefe”, disse o jovem, que passou cerca de 15 minutos na Sé. “É tranquilo, mas, se colocassem mais opções, seria melhor”, afirmou.

O Metrô informou que não impede os passageiros de usar as tomadas, mas ressaltou que elas não foram instaladas para essa finalidade. Em nota, a empresa afirmou que está atenta “às necessidades de seus usuários e estuda formas de fornecer pontos para recarga de bateria de celulares”. A ideia contemplaria a ampliação dos pontos de Wi-Fi, atualmente disponíveis também nas Estações Paraíso, Ana Rosa, Jabaquara, Tamanduateí e Vila Prudente.

Pontos de recarga. Neste ano, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) implementou o primeiro ponto de apoio para carregadores de celular, equipado com seis tomadas e uma bancada de suporte, na Estação Pinheiros, na zona oeste, por onde circulam 200 mil pessoas diariamente. Em 2014, a companhia havia instalado pontos com duas tomadas nas Estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera.

“A gente está sempre mandando e-mail ou mensagem. E a bateria cai muito rápido”, disse o publicitário Filipe Rodrigues, que usou o equipamento da CPTM. Na sua opinião, é preciso investir mais. “Existe essa deficiência. Deveria ter mais estações de trem, metrô e terminais de ônibus equipados.”

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Monitor informa tempo de chegada dos trens na Linha 4

18/04/2016 - Via Trólebus

RENATO LOBO 

Passageiros da Linha 4-Amarela [Luz-Butantã] contam com uma nova funcionalidade. Monitores instalados nas plataformas mostram o intervalo das composições.

De acordo com o perfil no twitter @Linha4Amarela, televisores nestas configurações foram registrados nas estações Luz e Pinheiros. Nos terminais, o equipamento mostra a partida do próximo trem, e nas paradas a chegada das composições.

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Monitor mostra intervalo de Trens na Linha4-Amarela. Foto: perfil @Linha4Amarela no twitter, do Grupo Diário

Demais linhas

Em 2010, segundo comunicado do Governo Estadual, o Metrô previa que suas linhas tivessem a funcionalidade. Foram adquiridos 900 monitores multimídia LCD, com a finalidade de informar dados como tempo de chegada dos trens na plataforma, além de avisos institucionais e informações gerais ao público em estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Na época, o governo informou que as informações poderia ser transmitidas aos usuários graças à interface tecnológica com os novos sistemas de sinalização, telecomunicações e controle de tráfego.

No entanto, a medida ainda depende da conclusão da instalação do CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicações) que esta em fase de ajustes na Linha 2-Verde. De acordo com reunião entre blogueiros e atuantes das redes sociais junto ao Metrô, somente após a finalização da implantação na ligação entre a Vila Madalena e a Vila Prudente, a tecnologia será levada para as linhas 1-Azul e 3-vermelha.