Monotrilho do M´Boi Mirim recebe 4 propostas



05/04/2010 - Notícias Revista Ferroviária


Quatro propostas foram apresentadas na concorrência, do tipo técnica e preço, do monotrilho do M´Boi Mirim da prefeitura de São Paulo, na segunda-feira passada, 29 de março.
A diretoria de Infraestrutura da SPTrans, gestora do transporte coletivo da cidade, está analisando as propostas para o monotrilho que interligará o Jardim Ângela, Santo Amaro, Vila Olímpia, Capão Redondo, Campo Limpo e Vila Sônia.  Os nomes das empresas concorrentes serão divulgados após essa avaliação.
Os próximos passos da licitação serão a abertura das propostas comerciais e divulgação do vencedor da concorrência para o projeto básico de obras civis e sistemas. A SPTrans não tem previsão de quando esse processo será finalizado. A licitação das obras, sistemas e trens devem ocorrer em seguida.
A linha de 34 km de extensão está estimada em R$ 3,4 bilhões (obras civil e material rodante, que inclui as vigas de concreto), com 13 estações.
A idéia é licitar o primeiro trecho entre o Jardim Ângela e Santo Amaro, com 11 km, e a obra ser custeada pela prefeitura, com início em 2011 e conclusão em dezembro de 2012. Os outros trechos seriam executados por uma parceria público privada (PPP), fazendo uma concessão de toda a estrutura. A finalização dos 34 km está prevista para 2014, para atender a Copa do Mundo.
O relevo acidentado da região onde sistema será instalado definiu a escolha da tecnologia do monotrilho, que tem rodas de borracha, o que permite vencer grandes declividades, se adequando ao relevo. Além disso, o sistema é considerado de baixo impacto pela leve estrutura de sustentação (vigas), interagindo com a paisagem e amenizado visual da região, que conta com corredor de ônibus sobrecarregado e diversas moradias irregulares.



http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdNewsletter=5263&InCdUsuario=3307&InCdMateria=10142&InCdEditoria=1

Comentários