SP: iniciadas as desapropriações para a nova Linha 16-Violeta do Metrô


08/09/2025 - Via Trólebus

Por Renato Lobo




A Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), em publicações no Diário Oficial do Estado, anunciou resoluções que marcam o início de desapropriações para a futura Linha 16-Violeta do Metrô. Foram declarados de utilidade pública, para fins de desapropriação, ocupação temporária ou instituição de servidões, imóveis localizados no município e comarca da capital paulista.

Entre os terrenos listados estão áreas destinadas às futuras estações, como:

Estação Nove de Julho – na Rua Pamplona com Alameda Lorena, entre outras – área de 9.383,32m²;

Estação Jardim Paulista – entroncamento da Avenida Brigadeiro Luís Antônio com a Rua Estados Unidos e a Travessa Leon Berry; Rua Manoel da Nóbrega com a Rua Jundiaí – área de 7.207,35m²;

Estação Ana Rosa – Avenida Conselheiro Rodrigues Alves x Largo Dona Ana Rosa – área de 6.707,02m²;

Estação Álvaro Ramos – Avenida Álvaro Ramos – área de 12.965,31m².

O Programa de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) qualificou a implantação do eixo metroviário, que quando completo, vai ligar as estações Teodoro Sampaio até Cidade Tiradentes. A primeira fase de construção, entretanto, prevê a linha entre Teodoro Sampaio e Abel Ferreira.

Apelidada de “Linha dos Parques”, a nova ligação terá estações próximas ao Ibirapuera, Aclimação e Independência, reforçando o acesso a áreas de lazer e cultura da capital paulista.

O novo ramal terá 25 estações ao longo de 32 km de extensão. O investimento estimado é de R$ 38,4 bilhões, com prazo de concessão de 30 anos — sendo 8 anos para a construção e 22 para a operação. A previsão é que a linha atenda mais de 226,8 milhões de passageiros por ano.


Fonte: SPI


A Linha 16 contará com oito integrações: Linha 1-Azul, na Estação Ana Rosa; Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; Linha 4-Amarela, na Estação Oscar Freire; Linha 10-Turquesa, na Estação São Carlos; Linha 14-Ônix, na Estação Santa Marcelina; Linha 15-Prata, em Cidade Tiradentes; e com a futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista. Além disso, haverá conexão com três terminais de ônibus.

Uma audiência publica está prevista ainda para este ano, enquanto o edital e leilão estão previstos para 2026, segundo o site da Secretaria de Parcerias e Investimentos. O contrato pode ser assinado ainda em 2026.

Comentários