08/11/2024 - Diário dos Trilhos
Por Willian Moreira

Composição está em fabricação pela Alstom no interior de São Paulo
A Linha Universidade, concessionária futura operadora da Linha 6-Laranja de metrô em São Paulo, divulgou em seu perfil no Linkedin, imagens do primeiro trem que está sendo fabricado na cidade de Taubaté.
Este trem, chamado de cabeça de série por ser o inicial, faz parte de uma frota total de 22 unidades previstas para chegar gradualmente ao Pátio Morro Grande na capital.
Em visita realizada na sede da Alstom em São Paulo no mês de julho, a fabricante e concessionária apresentaram em 3D o modelo, sendo possível conhecer algumas de suas funcionalidades e aspectos.
Entre ops pontos de destaque, as portas com abertura externa, quatro portas em cada lado por carro, como nos demais trens do sistema paulistano, contador de passageiros e entre outras.
De acordo com a Linha Uni, cada composição tem as seguintes tecnologias e inovações:
– menor consumo de energia elétrica;
– espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida;
– mapas dinâmicos de linhas;
– monitores e vigilância por vídeo;
– sistema óptico de detecção de fumaça e sistema de extinção de incêndio.
Além disso, o sistema de operação é automatizado, o que retira a necessidade de um operador de para a condução.
Por contar com essa funcionalidade, câmeras gravando a visão à frente do trem, com armazenamento de sete dias para eventuais checagens e consultas por parte da concessionária estarão disponíveis.
Já na parte externa, a pintura será com destaque na cor laranja, com a máscara frontal em preto, levando a logomarca da Linha Uni.
A capacidade total de transporte por viagem é de 2.044 passageiros, podendo alcançar a velocidade de 90 km/h, projetando atender cerca de 630 mil pessoas por dia na linha.
De acordo com a previsão da Alstom e Linha Universidade, é de concluir a fabricação do primeiro trem neste ano, submetendo ele a testes no começo de 2025.
Comentários
Postar um comentário