16/09/2010 - Revista Ferroviária
Começou a circular nesta semana o primeiro novo trem da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo. O trem faz parte de um lote de 17 trens adquiridos da CAF para as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô. Até dezembro, outros seis novos trens vão entrar em operação na linha que vai de Jabaquara a Tucuruvi.
Os novos trens contam com ar-condicionado nos vagões, portas mais largas para facilitar o embarque e o desembarque, sistemas de informação audiovisual aos passageiros e de detecção de fumaça, além de freios com controle de patinagem e deslizamento, o que melhora o seu aproveitamento em condições de baixa aderência, como quando há chuva. Também dispõem de dispositivos de comunicação de emergência com o operador, sistema “data bus” que permite acessar informações sobre o funcionamento de todos os equipamentos e sistema de vigilância.
O novo sistema de sinalização e controle de tráfego, o CBTC (Comunications-Based Train Control), está sendo implantado para reduzir o intervalo entre os trens. O CBTC contempla o que há de mais moderno em sistemas de sinalização metroferroviária. Permite otimizar o controle da distância, velocidade e frenagem a serem aplicados a cada trem, para que se obtenham o máximo de desempenho operacional e o menor intervalo entre trens em operação com total segurança. Ainda reduz o uso de equipamentos nas vias, o que representa menores gastos com manutenção e maior disponibilidade operacional.
Com o CBTC totalmente implantado e os novos trens em operação, os intervalos da Linha 1-Azul cairão de 109 para 87 segundos. A previsão é que até 2011 o novo sistema esteja instalado.
http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdNewsletter=5597&InCdUsuario=3307&InCdMateria=11450&InCdEditoria=1
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