27/10/10 - CBTU
Em São Paulo aumentou o numero de estações de integração nos sistemas de trens e metrôs. Devido a esse aumento, estão sendo instaladas etiquetas informativas nas plataformas de embarque, a fim de informar aos usuários como devem ser feitas as baldeações.
As placas indicativas do destino final de cada linha ficam destacadas no rodapé, informando aos clientes qual será a estação onde deverá ser feita a transferência de linha ou de meio de transporte.
As estações recém-inauguradas Sacomã, Vila Prudente e Tamanduateí, já possuem a sinalização. A conclusão do projeto em todas as linhas do sistema está previsto para o primeiro semestre de 2011.
Foi um erro do Metrô de São Paulo mudar as placas de sinalização para um modelo de difícil leitura. As novas placas não têm clara identificação da cor da linha e usam fontes de menor legibilidade.
ResponderExcluirO padrão de placas que vigora no Metrô desde os anos 1970 é funcional, é uma referência elogiada em todo o mundo e tornou-se um símbolo de São Paulo. Esse símbolo está sendo violentamente alterado sem que houvesse antes uma consulta à população.
Essas novas placas transtornam o passageiro que não é de São Paulo. Além da falta de coesão de comunicação visual com a bagunça de tipos e de desenhos diferentes das placas.
Para quê o Metrô de São Paulo torrar dinheiro com essas novas placas feitas amadoramente? O modelo antigo de placas, que identifica a Cidade de São Paulo, é bem melhor.