Metrô de SP completa 37 anos de funcionamento
Publicado: quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Em 37 anos de operação comercial, a frota do Metrô de São Paulo percorreu um longo caminho.


Hoje o Metrô de São Paulo completa 37 anos de operação comercial. Em 14 de setembro de 1974, foi realizada a primeira viagem de uma composição metroviária no Brasil, no primeiro trecho em funcionamento da Linha 1-Azul, com 6,5 quilômetros de extensão na época, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana. No início da sua operação comercial, o Metrô funcionava de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, e fechava ao público nos fins de semana. Na época, a média diária de passageiros era de apenas 2.858 pessoas.

Atualmente, o Metrô é responsável pelo transporte de cerca de 4 milhões de usuários por dia. Hoje, só na estação Sé circulam 800 mil pessoas diariamente. Esses usuários utilizam o cruzamento dos maiores fluxos de São Paulo, de norte a sul, com a Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e de leste a oeste, com a Linha 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera).

A rede metroviária paulistana conta com 70,6 quilômetros de extensão e 62 estações, divididos em 5 linhas: 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2 – Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) e 4-Amarela (Luz-Vila Sônia).

No próximo dia 15, com a inauguração das estações Luz e República, a Linha 4-Amarela passará a ter nove quilômetros de extensão em sua operação comercial, totalizando 74,3 quilômetros. O total de estações agora é de 64: 58 operadas pela Companhia do Metrô e seis pela concessionária ViaQuatro.

Trens do Metrô realizaram mais de 500 viagens ida e volta à Lua

Em 37 anos de operação comercial, a frota do Metrô de São Paulo percorreu um longo caminho. Ao todo, foram mais de 382 milhões de quilômetros, distância superior a 500 viagens ida e volta à Lua ou 3,4 viagens de ida e volta a Marte. Só no primeiro semestre de 2011, os trens percorreram 12,3 milhões de quilômetros.

Entre todos os carros da frota, o A46 (antigo A11) é o exemplar com maior rodagem: mais de 4,2 milhões de quilômetros. Ele pertence à Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e está até hoje em circulação (ver foto anexa). Os 17 trens mais novos, com fabricação a partir de 2009, circulam nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha (ver foto anexa).

No quesito idade, não é raro encontrar composições antigas devido à rigorosa manutenção existente no Metrô de São Paulo. A unidade mais velha tem 38 anos e 11 meses e opera na Linha 1-Azul.

Atualmente, o Metrô possui uma frota de 150 trens. A frota da Linha 1-Azul é composta por 58 trens, seguida pela Linha 3-Vermelha com 57 trens. Logo depois vem as frotas da Linha 2-Verde e Linha 5-Lilás com 27 e 8 trens, respectivamente.

Considerando apenas os dias úteis, a Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) é líder no ranking das viagens diárias do Metrô, com 1.241 viagens programadas. A Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) é a segunda colocada, com 1.160 viagens. A Linha 2-Verde (Vila Prudente- Vila Madalena) ocupa o terceiro lugar do pódio com 934. Por fim, temos a Linha 5-Lilás, com 516 viagens.

Expansão inédita

O presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, ressalta que “pela primeira vez em seus 37 anos de funcionamento, o Metrô de São Paulo realiza obras de expansão em três linhas simultaneamente e está prestes a iniciar a construção de mais uma nova linha, a 17-Ouro”. Em construção, já se encontram a extensão da Linha 2-Verde (monotrilho), de 13,2 quilômetros, entre Vila Prudente e o bairro de São Mateus, na Zona Leste a ampliação da Linha 5-Lilás entre as estações Largo Treze e Chácara Klabin e a conclusão da 2ª fase da Linha 4-Amarela (estações: Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Hiegienópolis-Mackenzie).

A quarta linha a ser iniciada proximamente – com obras já contratadas e na iminência de obtenção da Licença Ambiental – é a 17-Ouro (monotrilho) entre o Aeroporto de Congonhas, estação Jabaquara do Metrô e a estação Morumbi da CPTM. Clique aqui e envie esta notícia a um amigo.

Fonte: Metrô de São Paulo
 

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