07/05/2013 - Folha de SP
Para desafogar a tumultuada ligação entre as linhas 2-verde e 4-amarela, na região da avenida Paulista, o Metrô de São Paulo estuda abrir mais uma entrada na estação Paulista --que fica na rua da Consolação.
De acordo com o projeto básico da obra, que ainda não foi concluído, o novo acesso será feito na rua Bela Cintra.
O início da obra está previsto para até o fim do ano.
Com a nova entrada, a companhia espera que mais pessoas acessem a linha amarela de forma direta, sem passar pela linha verde.
Hoje, o compartilhamento dos acessos acaba congestionando a ligação subterrânea entre os dois ramais do metrô paulistano.
A ligação por um túnel é uma das opções que estão em estudo para a nova passagem. Não está descartado, entretanto, que seja feita uma entrada no nível do chão, pelo meio de edifícios que existem na região.
ESBARRÕES
Para quem passa todos os dias pela ligação entre as estações Consolação (da linha verde, que fica na Paulista) e Paulista (da linha amarela), o corre-corre e os esbarrões já viraram rotina --principalmente no horário do pico.
Apesar de os funcionários do Metrô terem separado os corredores e manobrarem todos os dias os acessos para evitar confusão, o problema permanece.
A demanda de passageiros nas duas estações é elevada. Atualmente, circulam na estação Paulista, em média, 145,3 mil pessoas por dia útil. Em 2012, a mesma média era de 138,7 mil.
Já a estação Consolação recebeu neste ano 131 mil passageiros por dia --no ano passado, o fluxo diário de usuários foi de 168 mil.
O Metrô transporta 4,5 milhões de passageiros em todas as suas linhas (contando todas as entradas e transferências feitas no sistema).
A companhia não tem uma estimativa exata de quantas pessoas poderão deixar de usar a ligação entre as duas linhas com a nova entrada. Afirma apenas que é um número "significativo".
Ainda não há um custo fechado para a obra.
Para desafogar a tumultuada ligação entre as linhas 2-verde e 4-amarela, na região da avenida Paulista, o Metrô de São Paulo estuda abrir mais uma entrada na estação Paulista --que fica na rua da Consolação.
De acordo com o projeto básico da obra, que ainda não foi concluído, o novo acesso será feito na rua Bela Cintra.
O início da obra está previsto para até o fim do ano.
Com a nova entrada, a companhia espera que mais pessoas acessem a linha amarela de forma direta, sem passar pela linha verde.
Hoje, o compartilhamento dos acessos acaba congestionando a ligação subterrânea entre os dois ramais do metrô paulistano.
A ligação por um túnel é uma das opções que estão em estudo para a nova passagem. Não está descartado, entretanto, que seja feita uma entrada no nível do chão, pelo meio de edifícios que existem na região.
ESBARRÕES
Para quem passa todos os dias pela ligação entre as estações Consolação (da linha verde, que fica na Paulista) e Paulista (da linha amarela), o corre-corre e os esbarrões já viraram rotina --principalmente no horário do pico.
Apesar de os funcionários do Metrô terem separado os corredores e manobrarem todos os dias os acessos para evitar confusão, o problema permanece.
A demanda de passageiros nas duas estações é elevada. Atualmente, circulam na estação Paulista, em média, 145,3 mil pessoas por dia útil. Em 2012, a mesma média era de 138,7 mil.
Já a estação Consolação recebeu neste ano 131 mil passageiros por dia --no ano passado, o fluxo diário de usuários foi de 168 mil.
O Metrô transporta 4,5 milhões de passageiros em todas as suas linhas (contando todas as entradas e transferências feitas no sistema).
A companhia não tem uma estimativa exata de quantas pessoas poderão deixar de usar a ligação entre as duas linhas com a nova entrada. Afirma apenas que é um número "significativo".
Ainda não há um custo fechado para a obra.
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