terça-feira, 30 de março de 2010

Linha 4 não tem previsão de inauguração



30/03/2010

Clique para ampliar
Cinco trens driverless estão no pátio da Vila Sônia. Fotos: Renato Parachin

A esperada inauguração da Linha 4 (Amarela) do Metrô de São Paulo  terá que ser aguardada por mais alguns dias. A expectativa do início das operações nas duas primeiras estações, Faria Lima e Paulista, nesta semana foram descartadas pelo governador José Serra, que participou ontem (29) de uma inspeção nas instalações. A inspeção faz parte de uma série de testes exigidos pelo Metrô para que a Via Quatro(concessionária da linha) inicie a operação.
A previsão era que a linha de metrô mais moderna da América Latina, com sistema inovador de trens driverless (sem condutor), fosse inaugurada até o final deste mês, mas, por questões de segurança, a operação deve iniciar somente em abril, sem data definida.
Ontem, um grupo composto pelo governador; pelo secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella; diretores do Metrô e CPTM; técnicos da Via Quatro e jornalistas fizeram o percurso de 8 km entre o pátio da Vila Sônia e a estação Paulista.
A bordo de um dos cinco trens que já estão no pátio, o grupo passou pelas estações Butantã e Pinheiros, em obras; Faria Lima, em fase final de acabamento e desembarcou na estação Paulista, que faz a integração entre a Linha 4 e a Linha 2 (Verde), na estação Consolação.
Com layout moderno, o trem sem condutor possui passagem livre entre os carros (gangway), bancos com estofado e posicionamento diferenciado, ar- condicionado, sistema de videovigilância.
Nas estações, as portas de plataforma (que separam os trilhos das plataformas) dão mais seguranças aos usuários. As escadas rolantes inteligentes, que reduzem a velocidade quando não estão sendo usadas, também estão presentes. Na estação Paulista, três esteiras rolantes facilitam a transferência entre as Linhas 4 e 2.
A Linha 4 ligará os bairros de Luz, na área central, e Vila Sônia, na Zona Oeste, passando pela região da Consolação, Avenida Paulista e Pinheiros. Com extensão de 12,8 quilômetros, terá 11 estações. A primeira fase compreende as estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros, Butantã, República e Luz. Na segunda fase entrarão em operação as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire, e Mackenzie-Higienópolis. Totalmente subterrânea, a Linha 4 tem importância vital para a solução de parte dos problemas do trânsito e de deslocamento da população na cidade de São Paulo. A nova linha terá capacidade para transportar cerca de 700 mil usuários por dia, na primeira fase, e 970 mil passageiros por dia, na segunda etapa.
A partir da Linha 4 o Metrô passará a operar em sistema de rede, desconcentrando o fluxo de passageiros na Sé.  As futuras estações República e Luz serão interligadas a duas outras linhas do Metrô, a 3 (Vermelha) e 1 (Azul). Também haverá integração com a Linha 2, entre a Estação Consolação e a Estação Paulista da Linha 4 e com a Linha 9 (Esmeralda) da CPTM na Estação Pinheiros.
Sacomã e Vila Prudente
Também foi realizada ontem a primeira viagem teste de trem (operação assistida de material rodante e via permanente) entre as estações Sacomã e Vila Prudente, da Linha 2 (Verde). O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, inspecionou as obras das futuras estações Tamanduateí e Vila Prudente.

http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdNewsletter=5253&InCdUsuario=3307&InCdMateria=10103&InCdEditoria=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário