terça-feira, 30 de março de 2010

STM realiza inspeção da Linha 4 - Amarela


STM REALIZA INSPEÇÃO NA LINHA 4-AMARELA


O governador de São Paulo, José Serra, o vice-governador, Alberto Goldman, e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, inspecionaram, no início da tarde desta segunda-feira (29), os sistemas, material rodante (trens) e obras das estações Faria Lima e Paulista, na Linha 4-Amarela do Metrô.
A inspeção faz parte de uma série de testes de segurança exigidos pelo Metrô para que a concessionária da linha, a Via Quatro, inicie a operação no trecho. O protocolo de testes se divide em diferentes fases. A primeira é a operação assistida do material rodante, que ocorreu com a presença do governador e secretário. A seguinte será a operação assistida de sistemas, como porta de plataforma, sinalização, bloqueios eletrônicos, que acontecerá assim que o teste de material rodante for finalizado.
A conclusão bem sucedida dessas etapas permitirá o teste integrado assistido do trecho entre as estações Paulista e Faria Lima. Apenas quando os padrões de segurança e eficiência exigidos pelo Metrô de São Paulo forem alcançados, a linha entrará em operação. “É uma linha de primeira! Fiquei muito feliz de ver a obra que estamos fazendo e o serviço que será oferecido, que é um benefício para a população e vai impactar no trânsito também. Os trens são silenciosos, têm movimentação suave, possuem ar-condicionado e câmeras de segurança, e são totalmente automatizados”, afirmou Serra.
Estação Paulista
Com 40 metros de profundidade e cerca de cinco mil metros quadrados, a Estação Paulista será uma das mais modernas do sistema. Assim como na Estação Sacomã da Linha 2-Verde do Metrô, contará com portas de plataforma (estruturas de vidro que traz mais segurança aos usuários), portas de vidro na linha de bloqueio (tecnologia que garante mais agilidade ao embarque), além de todos os itens para torná-la totalmente acessível (escadas rolantes, elevadores, pisos táteis).
Internamente, haverá três conjuntos de esteiras rolantes, com duas esteiras cada um, facilitando a transferência de usuários entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela. Cada conjunto de esteiras mede 100 metros, com capacidade para transportar cerca de 15 mil pessoas por hora. Trata-se da primeira esteira do gênero implantada no Brasil.
Estação Faria Lima
A Estação Faria Lima fica localizada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na esquina com a Rua Teodoro Sampaio, e terá dois acessos. A estação terá importante integração com o terminal de ônibus da SPTrans no Largo da Batata.
Com 20 metros de profundidade, a Estação Faria Lima está totalmente equipada para atender aos deficientes físicos, com piso tátil, elevadores, portas de plataforma e escadas rolantes inteligentes (nos horários de pico, a velocidade destas escadas pode ser maior, liberando mais rapidamente plataformas e acessos externos).
Novos trens
Os novos trens da Linha 4-Amarela têm uma novidade no Brasil: a operação das composições acontece na modalidade driverless (sem operador na cabine de comando).
As composições possuem seis vagões com oito portas (quatro de cada lado), espaço para cadeira de rodas, ar-condicionado e passagens livres entre os vagões.
Sobre a linha
A Linha 4-Amarela do Metrô ligará os bairros de Luz, na área central, e Vila Sônia, na Zona Oeste, passando pela região da Consolação, Avenida Paulista e Pinheiros. Com extensão de 12,8 quilômetros, terá 11 estações. A primeira fase compreende as estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros, Butantã, República e Luz. Na segunda fase entrarão em operação as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire, e Mackenzie-Higienópolis.
A Linha 4 será um dos eixos importantes para o deslocamento do  paulistano. A partir dela o Metrô passará a operar em sistema de rede, desconcentrando o fluxo de passageiros na Sé.  As futuras estações República e Luz serão interligadas a duas outras linhas do Metrô, a Vermelha e Azul. Também haverá integração com a Linha Verde, entre a Estação Consolação e a Estação Paulista da Linha 4 e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Pinheiros.
Plano de Expansão
Até o final de 2010 a rede com qualidade de metrô será quadruplicada, passando de 60 km para 240 km. Desse total, 162 km são linhas da CPTM. O Plano de Expansão também reaqueceu a indústria ferroviária, com a compra de 107 trens.  Trata-se do maior investimento já feito no setor.

http://www.metro.sp.gov.br/aplicacoes/news/tenoticiasview.asp?id=65652076F5&categoria=6561F2&idioma=PO

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