terça-feira, 13 de abril de 2010

AeS fornecerá sistema de portas para Metrô



13/04/2010

A AeS, empresa especializada em sistemas de alta tecnologia para controle, automação e segurança de aplicações metroferroviárias, foi contratada pela Faiveley para fornecer o novo sistema de controle de portas para todos os trens das Linhas 1 (Azul) e 3 (Vermelha) do Metrô de São Paulo.  O contrato é de R$ 4,5 milhões.
Os carros estão sendo modernizados por quatro consórcios: MTTrens (MPE, T´Trans e Temoinsa), Reformas Metrô (Alstom e Iesa), Modertrem (Alstom e Siemens) e BTT Linha Azul (Bombardier, Tejofran e Temoinsa). Dos quatro consórcios, somente o BTT Linha Azul, chefiado pela Bombardier, não dispõe da tecnologia da AeS.
De acordo com Aryldo G. Russo Jr., gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da AeS, o sistema de portas é semelhante ao já utilizado. Cada porta possui um controlador, que recebe os comandos. O que difere o produto da AeS das outras empresas é a inclusão de um controlador geral de porta, ou seja, um comando central, que auxilia na segurança de todas as portas.
A AeS também é responsável, em conjunto com a  companhia francesa Clearsy, pelo desenvolvimento da solução implantada para o controle das portas de plataforma (portas de vidro que separam a plataforma dos trilhos) da estação Sacomã, da Linha 2, inaugurada em janeiro deste ano. A mesma solução será implantada em toda expansão da Linha 2 e também nas 12 estações da Linha 3.
“Estamos investindo na criação do software e também do hardware. Isso reforça a tese de que as empresas brasileiras têm condições reais de competir com o mercado internacional. Além disso, mostra que o Metrô de São Paulo caminha para ser um dos mais modernos e seguros do mundo”, comenda Russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário