segunda-feira, 12 de abril de 2010

Alto do Ipiranga é destaque internacional



12/04/2010 - Revista Ferroviária

A revista World Tunneling, especializada em túneis, teve como matéria de capa da edição de abril um artigo escrito pelos brasileiros Marco Aurélio Peixoto da Silva, Hugo Cássio Rocha e Francisco Ribeiro Neto, referente às obras da estação Alto do Ipiranga, da Linha 2 (Verde) do Metrô de São Paulo.
No texto, os autores dão os detalhes técnicos de como foram construídos os túneis da referida estação, como por exemplo, o fato do eixo central possuir 32 metros de diâmetro por 37 metros de profundidade, além de dois túneis de plataforma com 260 m² e 300 m² cada.
Todos os túneis foram escavados pela metodologia NATM (New Austrian Tunneling Method), utilizada no mundo todo, com apenas alguns casos de abrandamento. As plataformas de túnel, por exemplo, são as maiores já construídas no Brasil, em terra fofa, e talvez uma das maiores do mundo devido a este tipo de aplicação.
Os engenheiros afirmam ainda que, ao construírem os túneis da estação Alto do Ipiranga, o trabalho não ocasionou grandes impactos ambientais ou sociais na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário