segunda-feira, 19 de abril de 2010

Encontrados Resquícios da última linha de bonde nas obras de expansão do Metrô em Santo Amaro





Durante os trabalhos de monitoramento e prospecção arqueológica das obras de prolongamento da Linha 5-Lilás do Metrô, no trecho entre Largo Treze e a Rua Conde de Itu, foram encontrados trilhos remanescentes da linha de bonde que fazia a ligação entre o Largo Treze (que fazia parte do antigo município de Santo Amaro, atual bairro homônimo) e o centro. A via estava preservada sob o pavimento asfáltico, bem próximo à superfície.

As estruturas e materiais estão sendo resgatados e preservados, visando sua posterior divulgação para as comunidades, dentro do chamado “Programa de Educação Patrimonial”, a ser desenvolvido pelo Metrô.

A empresa responsável pelos trabalhos, a ALasca Arqueologia, contratada pelo Metrô, está ainda no início dos trabalhos, que deverão ocorrer concomitantemente às obras de implantação do Metrô.

De acordo com os pesquisadores, a área possui relevância arqueológica, pois sua primeira ocupação se deu possivelmente no início da urbanização da região (séculos XVI a XVIII). À medida que as escavações avançam, materiais estão sendo retirados para que seja feita uma análise mais apurada.

O último bonde

Os resquícios encontrados fazem parte do último ramal de bonde que foi desativado em São Paulo, em 1968. A linha passava por importantes eixos de deslocamento: Sé, Liberdade, Vergueiro, Domingos de Morais, seguindo em linha reta pelas Avenidas Ibirapuera, Vereador José Diniz e Adolfo Pinheiro.

Sua origem remonta à antiga “Companhia Carris de Ferro São Paulo a Santo Amaro”, inaugurada em 1885, cujo trajeto original seguia pela Avenida da Liberdade, Rua Vergueiro, Avenida Domingos de Morais e Avenida Jabaquara (o trajeto da atual Linha 1 do Metrô), passando por onde, mais tarde, seria construído o Aeroporto de Congonhas, e daí seguindo até Santo Amaro.

A bitola dessa linha era de 1,05m, a mesma que era utilizada para as linhas da capital. Os bondes eram movidos a vapor, com locomotivas alemãs da indústria Krauss. Posteriormente, em 1913, já operada pela Light, ocorreu a inauguração de nova linha para Santo Amaro, com bondes eletrificados, que se tornaram a principal ligação entre a capital e Santo Amaro.

Ao mesmo tempo, está sendo desenvolvida pesquisa intensiva nos arquivos e bibliotecas públicas para levantar dados e imagens associadas à história da linha de bonde São Paulo – Santo Amaro e sua influência na evolução desses núcleos urbanos.


Metrô SP - 16/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário