sexta-feira, 9 de abril de 2010

Linha 3 quer mais trens com ar-condicionado



05/04/2010 - R7

Os usuários da linha 3 – Vermelha do Metrô (Palmeiras/Barra Funda – Corinthians/Itaquera) ganharam dois novos trens com ar-condicionado e gostaram da novidade. A reportagem do R7 conversou com alguns passageiros na tarde de domingo (4) e ouviu elogios e algumas reclamações sobre a nova composição.
A dona de casa Ana Paula Arjonas fez percurso com a família toda da estação Artur Alvim, na zona leste, até a Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. Ela contou que o ar-condicionado certamente fez a diferença, mas notou que o novo trem tem menos assentos.
- Acho que deveria ter mais bancos. Mas o resto melhorou muito. Parece até ser mais rápido.
O marido dela, Ademir Arjonas, só lamentou ter que sair do novo trem para pegar um outro “velho” da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para chegar a Barueri.
- Não tem nem o que comparar.
A vendedora Sueli Almeida de Oliveira Barbosa, que todos os dias passa por três linhas do metrô, aprovou a nova composição. Diariamente ela sai do bairro da Saúde, na zona sul, pega a linha 2 – Verde (Sacomã – Vila Madalena), depois troca para a linha 1- Azul (Tucuruvi – Jabaquara), no Paraíso, e, na Sé, pega a linha Vermelha até a estação Marechal Deodoro.
- Seria bom que tivesse mais desses. Também é mais espaçoso e som [que anuncia as estações] parece mais claro.
A babá Suseli Ferreira Fermino lembrou que o ar-condicionado será muito útil nos horários de pico, quando os trens ficam lotados. Em sua primeira viagem na nova composição, ela disse que achou os bancos confortáveis.
No total, a linha 3 vai receber 10 novos trens. Os dois primeiros foram entregues no dia 28 de março. Além do ar condicionado, eles têm portas mais largas e câmeras de segurança internas e duas externas, nas extremidades da composição. O sistema de freios também é diferente, com controle de patinagem e deslizamento, que melhora o aproveitamento do freio em condições de baixa aderência, como quando há chuva.
Também foram compradas novas composições para as linhas Azul e Verde. A primeira terá sete e a segunda, 16. Conforme elas vão chegando, o Metrô retira os antigos trens e os manda para a reforma, que inclui a instalação de ar-condicionado. Quatro já foram retirados da linha Vermelha e pelo menos um deles deve voltar a circular até o final deste ano.
Intervalos menores
Até o final de 2010, com os novos trens em todas as linhas e também com a mudança do sistema de comunicação entre as composições, o tempo de espera nas plataformas no horário de pico deve cair dos atuais 101 segundos para cerca de 85 segundos.
Essa alteração só será possível porque o novo sistema, o CBTC (Communication Based Train Control), permite que os trens cheguem a 15 metros um do outro com segurança. Atualmente, os trens começam a frear quando ficam a 150 metros.

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