terça-feira, 4 de maio de 2010

Metrô SP terá motores extração de fumaça WEG



04/05/2010 - Revista Ferroviária

Clique para ampliar
Motor de extração de fumaça WEG que será fornecido ao Metrô de São Paulo.Foto:Divulgação

O Grupo Flakt Woods, um dos maiores fornecedores de soluções de eficiência energética do mundo, usará motores de extração de fumaça WEG no conjunto de ventiladores que será fornecido para a Linha 4 – Amarela (Vila Sônia - Luz), que terá 12,8km em extensão, 11 estações e transportará cerca de um milhão de passageiros por dia.
“O valor do projeto completo para a Flakt Woods é de 2 milhões de euros”, explica Frank Walsh, Diretor de Operações da Flakt Woods.
Os ventiladores JM Aerofoil e JM-TS fornecidos pela Flakt Woods e acionados por motores WEG, serão usados para fornecer ventilação e extração generalizada nos túneis e nas estações da Linha 4, e também atenderão emergências no Metrô tendo sido projetados para operar a 2500ºC durante 2 horas.
Os motores da linha de extração de fumaça WEG já foram aprovados e estão instalados em alguns dos projetos de mais alto perfil no mundo como o Sydney Cross City Tunnel na Austrália e a estrada e ponte para pedestres, Al Jamarat em Mina na Arábia Saudita.
Os motores de extração de fumaça desempenham dupla função. A primeira é acionar os ventiladores da Flakt Woods, o que garante a economia de energia e a redução de custos para a concessionária do Metrô de São Paulo, reduzindo futuros custos operacionais do mesmo.
A segunda e mais importante é ajudar na segurança de passageiros e funcionários do Metrô. No caso de um incêndio, os ventiladores JM e JM-TS e os motores de extração de fumaça são projetados para melhorar as condições de fuga e resgate removendo qualquer fumaça vinda de um incêndio acima do nível térreo. Ao mesmo tempo, o sistema fornece exaustão de gases quentes resultantes do fogo o que facilita o acesso dos serviços de resgate à área atingida.
Os motores WEG da linha de exaustão de fumaça são projetados para suportar temperaturas de 400ºC durante 2 horas em sua melhor classificação F400, e são utilizados em sistemas de ventilação no mundo todo em túneis, minas, prédios, shoppings, estacionamentos fechados, galpões, escadarias e teatros.
“A WEG está muito à frente das empresas que fornecem segurança através de motores de extração de fumaça; agora nós complementamos esta tecnologia com os mais altos níveis de eficiência energética disponíveis oferecendo um pacote de qualidade que garante a especificação de nossos motores em grandes projetos no mundo inteiro”, disse Marek Lukaszczyk, Gerente de Marketing para a WEG Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário