quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sem condutor, nova linha do Metrô de SP é operada à distância


25/05/2010 19h13 - Atualizado em 25/05/2010 19h41


Trecho inaugurado liga as estações Paulista e Faria Lima.
Empresa prevê novas inagurações de mais estações neste ano.

Do G1 SP
A Linha Amarela do Metrô foi aberta ao público nesta terça-feira (25) com uma tecnologia inédita no país: os trens não têm condutores e são operados à distância. A parte da frente fica liberada e o passageiro pode ver tudo. Quem experimentou fez questão de deixar registrado.

"A nossa expectativa é que a partir de terça-feira da semana que vem a gente possa iniciar a operação normal, completa, com cobrança do usuário, permitindo a interligação com a linha dois e a utilização da esteira", diz o diretor presidente da Via Quatro, Luiz Valença.
Os trens foram fabricados na Coreia e a velocidade pode chegar a 80 km por hora. O percurso entre uma estação e outra demora, em média, três minutos e meio. O trecho inaugurado nesta terça tem 3,5 km.
Até novembro de 2010, devem ser abertas mais duas estações: Butantã e Pinheiros. Até abril de 2011, o governo promete entregar outras duas estações, República e Luz. A linha completa, ligando a estação da Luz à Vila Sônia, deve ficar pronta até 2012.
O passageiro que chega pela Linha Verde, pela estação Consolação, e precisa ir para Linha Amarela pela Estação Paulista usa um novo sistema. São as esteiras rolantes, que mudam de velocidade conforme a quantidade de pessoas: quanto mais gente, mais rápida.
Nas plataformas de embarque e desembarque há portas de vidro que só abrem quando o trem para. Isso para evitar que as pessoas possam cair nos trilhos. Dentro, há câmeras de vigilância e não existe separação entre os vagões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário