segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ampliação do Metrô pode salvar trânsito de SP


25/06/2010 - EXAME.com

Embora seja conhecida por quebrar sucessivos recordes de engarrafamento, a cidade de São Paulo tem boas chances de evitar, em 2014, os mesmos problemas de trânsito observados nos jogos da Copa da África do Sul, principalmente na capital Johannesburg. Especialistas afirmam que a capital paulista conta com uma boa engenharia de tráfego. Todavia, eles ressaltam que o sucesso durante o evento esportivo depende diretamente do desenvolvimento dos transportes públicos, e principalmente do metrô.

"O sistema metroviário de São Paulo tem capacidade de, em uma hora, escoar um número de pessoas suficiente para encher um estádio", diz o engenheiro Gabriel Feriancic. Ele é um dos diretores da Sistran Engenharia, empresa que coordena diversos projetos de expansão das linhas do metrô paulistano. Para Feriancic, a criação de novas linhas e a ampliação das atuais é uma das primeiras alternativas para desafogar o trânsito da cidade e garantir a ordem durante a Copa.

A discussão sobre os acessos aos estádios em São Paulo ganhou um tom de incerteza depois que o Estádio do Morumbi foi excluído da Copa de 2014 pela Federação Internacional de Futebol (FIFA, na sigla em inglês). O Palestra Itália, na zona Oeste, e o Pacaembu, no Centro, são arenas cotadas para a substituição. Há ainda a possibilidade de que um estádio em Pirituba, na região metropolitana de São Paulo, seja construído.

O diretor da Sistran diz que, independente da localização, "no entorno de qualquer estádio brasileiro, se não houver alternativa de transporte coletivo, os problemas da África do Sul vão se repetir. É difícil imaginar algum local que supra a demanda por acesso unicamente pelo sistema viário."

Os planos do Governo do Estado de São Paulo sugerem que há sintonia entre a opinião dos especialistas e as obras que serão realizadas. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que o governo pretende ampliar as linhas do metrô e trens até 2014. Os investimentos nos trechos que passarão pelo local em que os jogos ocorrerem serão priorizados. A expectativa é que a malha de trilhos na cidade (somando metrô e trens) passe de 240 quilômetros em 2010 para 420 quilômetros em 2014.

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