segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Alstom entrega 1º trecho do CBTC da Linha 2 de SP

23/08/2010 - Revista Ferroviária

A Alstom entregou no sábado (21) o primeiro trecho do seu maior projeto de sinalização no mundo e o primeiro projeto de CBTC (Communication-based train Control) da Alstom na América Latina para a Linha 2- Verde do Metrô de São Paulo. O trecho de 3,5 km de via compreende as estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.

Cumprindo um contrato assinado em julho de 2008 com a Companhia do Metropolitano do Estado de São Paulo, a Alstom entregou à operadora a primeira fase do fornecimento de um sistema totalmente automatizado para linhas 1, 2 e 3 do Metrô São Paulo. O projeto implica na modernização de todo o sistema atual de controle de trens (sinalização, centro de controle operacional, telecomunicação, infraestrutura, multimídia, controle de acessos e sistema de manutenção preditiva) destas três linhas do Metrô.

A Alstom está equipando as três linhas do Metrô com o Urbalis, um sistema completo para controle e telecomunicações dos trens baseado em CBTC. A solução permite operações mais eficientes, menor intervalo entre trens, e maior facilidade de manutenção. Com o sistema CBTC em operação, haverá redução de intervalo entre os trens, se comparado ao sistema atual.

A unidade de sinalização da Alstom responsável por este projeto está localizada em São Paulo e emprega mais de 450 funcionários. Alguns destes funcionários participaram de etapas de desenvolvimento na França, e retornaram com a tecnologia para ser implementada no mercado nacional.

A Alstom também foi responsável pelo moderno sistema sem condutor no metrô de Cingapura, o primeiro completamente automático do mundo, além das redes sem condutor de Lausanne (M2), Beijing (Airport Line) e Xangai (linha 10). O Urbalis, sistema de sinalização para trens, já foi instalado em outras grandes cidades como Milão, Deli, Santiago, Daegu, Incheon, Seul e Madri.

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