sábado, 21 de agosto de 2010

Metrô inaugura 4 novas estações até o final do ano

18/08/2010




O Metrô de São Paulo irá inaugurar quatro novas estações até o final de 2010. Serão entregues duas estações da Linha 2-Verde, Vila Prudente e Tamanduateí, e duas na Linha 4-Amarela, Butantã e Pinheiros. Outras duas estações estão previstas para o início de 2011, Luz e República, também na Linha 4. A entrega dessas duas estações marca a conclusão da primeira fase da linha.

A CPTM também entregará quatro novas estações, que estão sendo reconstruídas no mesmo local das atuais: Francisco Morato e Franco da Rocha, na Linha 7-Rubi; Itapevi, na Linha 8-Diamante, e Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa. A companhia também entregará até o final do ano três estações que estão sendo reformadas: Carapicuíba, Jandira e Engenheiro Cardoso, na Linha 8-Diamante.

A previsão das inaugurações foi divulgada ontem (17) pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, em uma nota de esclarecimento sobre os investimentos feitos no Metrô e na CPTM. Segundo a nota, o balanço foi feito para esclarecer informações desencontradas sobre Metrô e CPTM, que têm sido noticiadas nos últimos dias.

Ainda de acordo com a nota, o Governo investiu R$ 27 bilhões no transporte sobre trilhos, considerado os investimentos entre 2000 e 2011. Entre 2000 e 2006 foram investidos R$ 5 bilhões, divididos igualmente entre Metrô e CPTM. Entre 2007 e 2011, o montante destinado ao Metrô são R$ 15 bilhões, enquanto a CPTM registra R$ 7 bilhões.



Confira a nota:

A verdade sobre o transporte metro-ferroviário

Em relação às informações desencontradas sobre Metrô e CPT, que têm sido noticiadas nos últimos dias, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos vem a público esclarecer os seguintes pontos:

Qualidade de Metrô

1. Entre 2007 e 2011, estão sendo investidos cerca de R$ 23 bilhões na expansão do Metrô e na modernização de 162 km da CPTM para elevar sua operação a qualidade de metrô. Com isso, São Paulo terá 240 km de Metrô.

2. Não é verdade a afirmação de que o Governo, nos últimos dez anos, investiu mais em obras viárias do que em transporte sobre trilhos (R$ 12 bi no Metrô e R$ 13,5 bi em obras viárias). Na realidade, são R$ 27 bilhões aplicados em transportes sobre trilhos, considerando Metrô e CPTM, conforme quadro abaixo:

Período - Metrô - CPTM - Total
2000-2006 - R$ 2,5 bilhões - R$ 2,5 bilhões - R$ 5 bilhões
2007-2011 - R$ 15 bilhões - R$ 7 bilhões - R$ 22 bilhões

Total Geral
2000-2011 - R$ 17,5 bilhões - R$ 9,5 bilhões - R$ 27 bilhões

3. Vale ressaltar que metrô é uma forma de operar trem seja subterrâneo, de superfície ou elevado, em qualquer lugar do mundo. São cinco os itens que caracterizam este serviço: intervalos iguais ou menores do que 6 minutos, confiabilidade de 95% (menos falhas técnicas e mais regularidade), segurança, qualidade das estações e dos trens. Portanto, metrô não é apenas o serviço de trens operado pela Companhia do Metropolitano.

Sistema de sinalização não é informatização

4. Diferente do que alguns candidatos afirmam a questão da CPTM não é a informatização, mas sim o sistema de sinalização. Esse é um erro crasso que revela desconhecimento do processo. O salto de qualidade da CPTM está na troca do sistema de sinalização que já está em curso e, até junho de 2011, estará concluída. A tecnologia CBTC (Comunications-Based Train Control) é o mais moderno sistema de sinalização metroferroviária, permitindo a redução do intervalo entre trens e o aumento da capacidade de transporte de passageiros.

5. Transformar 162 km da CPTM implica uma série de investimentos de alto custo, invisíveis aos olhos do usuário. A infraestrutura necessária para que trens e estações operem com regularidade e confiabilidade exige também a modernização dos sistemas de telecomunicações, energia e rede aérea, além da própria via permanente (trilhos). É que o está sendo feito.

Novas estações

6. No Metrô foram inauguradas 4 estações: Alto do Ipiranga e Sacomã, na L2-Verde, Paulista e Faria Lima, na L4-Amarela. Até o final de 2010 serão entregues mais 4: Vila Prudente e Tamanduateí, na L2, Butantã e Pinheiros, na L4). No início de 2011, mais 2: Luz e República, que concluirá a primeira fase da Linha 4-Amarela).

7. Na CPTM foram entregues 12 novas estações com qualidade de metrô: 6 novas estações (Autódromo, Primavera-Interlagos e Grajaú, na Linha 9-Esmeralda; USP Leste, Jardim Helena-Vila Mara, Jardim Romano, na Linha 12-Safira). 6 novas estações em substituição as unidades existentes no mesmo local (Jurubatuba, Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, na Linha 9; e Comendador Ermelino e Itaim Paulista, na Linha 12).

8. Até o final do ano, a CPTM também entregará mais 4 novas estações em substituição as existentes no mesmo local: Francisco Morato e Franco da Rocha, na Linha 7-Rubi; Itapevi, na Linha 8-Diamante, e Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa. Além disso, serão entregues mais 3 estações reformadas: Carapicuíba, Jandira e Eng. Cardoso, na Linha 8-Diamante.

9. No total, entre 2007 e 2010, serão entregues 27 estações com qualidade de metrô.

Novos Trens

10. Entre 2007 e 2008, foram compradas 107 composições com tecnologia de ponta (60 para CPTM e 47 para Metrô). Posteriormente, outros 45 trens foram adquiridos pela CPTM, sendo um lote de 36, por meio de uma Parceria Público-Privada, e outros 9 por meio de licitação. Totalizando 152 composições novas para Metrô e CPTM, com 1.074 vagões, que enfileirados alcançam cerca de 20 km de extensão.

11. Do total de 107 trens, 54 já foram entregues (35 Metrô e 19 CPTM), com estimativa que até o final do ano outros 30 entrem em operação, concluindo a entrega deste lote no início do próximo ano. Os outros 45 trens licitados pela CPTM estão divididos da seguinte forma: 21 composições entrarão em operação a partir de 2011 e 24 no final de 2012.

O que ficará encaminhado

12. O prolongamento da Linha 2-Verde, em forma de metrô leve, ligará a estação Vila Prudente a Cidade Tiradentes. O primeiro trecho até Oratório está previsto para 2011 e o segundo, de Oratório até o Parque São Lucas, em 2012.

13. A Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) está sendo ampliada em mais 11,7 km, saindo do Largo Treze até Chácara Klabin, na Linha 2-Verde, contando também com integração na estação Santa Cruz, na Linha 1-Azul.

14. Para dar continuidade à expansão da rede sobre trilhos, o Metrô trabalha na contratação e elaboração dos projetos para implantar as futuras linhas 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim), 15-Branca (Vila Prudente-Tiquatira), 16-Prata/monotrilho (Cachoeirinha-Lapa) e 17-Ouro/monotrilho (Jabaquara-Congonhas-Morumbi).

Os entraves

15. O gestor público tem de definir cronogramas para que as obras sejam realizadas, cumprindo os prazos estipulados. No entanto, questões inerentes à administração pública, como questionamentos de processos licitatórios por empresas, cidadãos ou órgãos de fiscalização, além de diversos fatores externos dificultam o cumprimento das metas, resultando até em atrasos nos cronogramas.

16. Com os projetos das novas linhas e as licitações concluídas até o final deste ano, o próximo gestor ganhará agilidade para implantar os projetos previstos, uma vez que várias etapas burocráticas foram vencidas agora.

Este é um exemplo do que acontece em todos os projetos. A obra de uma estação ou a entrega de um novo trem precisa de um longo período de maturação e entraves burocráticos a serem vencidos. Essa gestão passou por quase 700 processos licitatórios, muito dos quais os frutos somente serão vistos nos próximos anos. O objetivo dessa gestão foi trabalhar ao máximo para facilitar os próximos passos das entregas, sempre pensando no cidadão em primeiro lugar.

Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário