sábado, 21 de agosto de 2010

Metrô SP instala redutores de vão nas plataformas


20/08/2010 - Folha de S. Paulo/RF

Clique para 
ampliar
Redutores de vão instalados na estação da Sé, na Linha 1-Azul do Metrô de SP. Foto: Daniel Marenco/Folhapress
Durante sua primeira viagem de metrô, a pequena Sara, 9, contou que adorou o passeio, mas demonstrou uma preocupação - o buraco existente entre o trem e a plataforma da estação.
Quando vou entrar ou sair [do vagão], tenho que pular para chegar do outro lado. Tenho medo de cair, disse a menina, de mãos dadas com seu pai, o aposentado José Medina, 67.
Para tentar evitar a ocorrência de acidentes e aumentar a segurança dos passageiros, principalmente das crianças e dos idosos, o Metrô de São Paulo começou a instalar nesta semana redutores de vão nas plataformas das estações Sé, da linha 1-Azul, e Corinthians-Itaquera, na linha 3- Vermelha. Feito de poliuretano de cor amarela, os redutores medem aproximadamente cinco centímetros de largura. Os redutores são fixos e estão sendo instalados nos trechos da plataforma onde as portas abrem.
O vão existente entre os trens alinhados e a área de embarque é maior nas estações construídas em trechos de curvas, como na São Bento, na Linha 1 -Azul.
Até ontem, o novo equipamento só estava no sentido Jabaquara da estação Sé.
O Metrô diz estudar a colocação do dispositivo em outras estações. A instituição não divulgou o valor gasto com os equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário