sábado, 21 de agosto de 2010

Trens da CAF voltam a circular na Linha 3 Metrô SP

13/08/2010

Voltaram a circular na quarta-feira (11) os quatro novos trens da Linha 3-Vermelha fabricados pela CAF. Eles foram retirados de circulação no dia 02 de agosto depois que o trem de prefixo H61 raspou a tampa do painel externo no piso, ao alinhar em uma das plataformas da estação Sé.

Por medida de segurança, esse e os outros três trens da série que estavam circulando foram encaminhados para o pátio de manutenção para análise.

A CAF informou que houve um problema na montagem da barra de torção e que “todos os trens entregues já tiveram suas barras de torção corrigidas e o processo internamente foi modificado para que o problema não mais ocorra”.

“As avaliações indicam que o incidente ocorreu não por falha de projeto, que seguiu rigorosamente as normas técnicas e operacionais utilizadas na rede paulistana do Metrô”, explica a nota de esclarecimento da CAF.

A empresa está fornecendo 17 trens para a Linha 3. Quatro deles já estão em circulação e os outros 13 trens já foram liberados pela fábrica e devem entrar em operação em breve.

Leia na íntegra a nota de esclarecimento da CAF:

“Em relação ao incidente da manhã da última segunda-feira, 02/08, quando partes de duas composições da empresa rasparam a plataforma da Estação Sé do Metrô, a CAF esclarece que:

• Em momento algum o incidente colocou em risco a segurança dos passageiros;

• Equipe de especialistas da CAF, a exemplo do procedimento adotado pelo Metrô, e em interação com os engenheiros desta companhia, está buscando uma rápida solução para que os trens da CAF voltem à circulação o mais breve possível;

• O objetivo desses esforços é a imediata correção do problema, que ocorreu na montagem da barra de torção;

• As avaliações indicam que o incidente ocorreu não por falha de projeto, que seguiu rigorosamente as normas técnicas e operacionais utilizadas na rede paulistana do Metrô;

• Por último, cabe afirmar que a CAF é empresa pertencente a Grupo internacional com tradição de mais de 100 anos no transporte ferroviário de passageiros, que disponibiliza tecnologia de ponta em mais de 35 países. Esta tradição secular consolidou na empresa um princípio: garantir, em primeiro lugar, a segurança dos passageiros em todas as suas operações.

Todos os trens entregues já tiveram suas barras de torção corrigidas e o processo internamente foi modificado para que o problema não mais ocorra.”

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