quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A VERDADE SOBRE O TRANSPORTE METRO-FERROVIÁRIO



Em relação às informações desencontradas sobre Metrô e CPTM que têm sido noticiadas nos últimos dias, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos vem a público esclarecer os seguintes pontos:

Qualidade de Metrô

1.Entre 2007 e 2011, estão sendo investidos cerca de R$ 23 bilhões na expansão do Metrô e na modernização de 162 km da CPTM para elevar sua operação à qualidade de metrô. Com isso, São Paulo terá 240 km de Metrô.

2.Não é verdade a afirmação de que o Governo, nos últimos dez anos, investiu mais em obras viárias do que em transporte sobre trilhos (R$ 12 bi no Metrô e R$ 13,5 bi em obras viárias). Na realidade, são R$ 27 bilhões aplicados em transportes sobre trilhos, considerando Metrô e CPTM, conforme quadro abaixo:

Período Metrô CPTM Total

2000-2006 R$ 2,5 bilhões R$ 2,5 bilhões R$ 5 bilhões

2000-2006 R$ 15 bilhões R$ 7 bilhões R$ 22 bilhões

Total Geral 2000-2006 R$ 17,5 bilhões R$ 9,5 bilhões R$ 27 bilhões

3.Vale ressaltar que metrô é uma forma de operar trem, subterrâneo, de superfície ou elevado, em qualquer lugar do mundo. São cinco os itens que caracterizam esse serviço: intervalos iguais ou menores do que 6 minutos, confiabilidade de 95% (menos falhas técnicas e mais regularidade), segurança, qualidade das estações e dos trens. Portanto, metrô não é apenas o serviço de trens operado pela Companhia do Metropolitano.

Sistema de sinalização não é informatização

4.Diferentemente do que alguns candidatos afirmam, a questão da CPTM não é a informatização, mas sim o sistema de sinalização. Esse é um erro crasso que revela desconhecimento do processo. O salto de qualidade da CPTM está na troca do sistema de sinalização que já está em curso e, até junho de 2011, estará concluída. A tecnologia CBTC (Comunications-Based Train Control) é o mais moderno sistema de sinalização metro-ferroviária, permitindo a redução do intervalo entre trens e o aumento da capacidade de transporte de passageiros.

5.Transformar 162 km da CPTM implica uma série de investimentos de alto custo, invisíveis aos olhos do usuário. A infraestrutura necessária para que trens e estações operem com regularidade e confiabilidade exige também a modernização dos sistemas de telecomunicações, energia e rede aérea, além da própria via permanente (trilhos). É o que está sendo feito.

Novas estações

6.No Metrô, foram inauguradas 4 estações: Alto do Ipiranga e Sacomã, na L2-Verde, Paulista e Faria Lima, na L4-Amarela. Até o final de 2010 serão entregues mais 4: Vila Prudente e Tamanduateí, na L2, Butantã e Pinheiros, na L4). No início de 2011, mais duas: Luz e República, que concluirão a primeira fase da Linha 4-Amarela).

7.Na CPTM foram entregues 12 novas estações com qualidade de metrô: 3 na Linha 9-Esmeralda (Autódromo, Primavera-Interlagos e Grajaú), USP Leste, 3 na Linha 12-Safira (Jardim Helena-Vila Mara, Jardim Romano) e 6 em substituição às unidades existentes no mesmo local (Jurubatuba, Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, na Linha 9, e Comendador Ermelino e Itaim Paulista, na Linha 12).

8.Até o final do ano, a CPTM também entregará mais 4 novas estações em substituição às existentes no mesmo local: Francisco Morato e Franco da Rocha, na Linha 7-Rubi Itapevi, na Linha 8-Diamante, e Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa. Além disso, serão entregues mais 3 estações reformadas: Carapicuíba, Jandira e Eng. Cardoso, na Linha 8-Diamante.

9.No total, entre 2007 e 2010, serão entregues 27 estações com qualidade de metrô.

Novos Trens

10. Entre 2007 e 2008, foram compradas 107 composições com tecnologia de ponta (60 para CPTM e 47 para Metrô). Posteriormente, outros 45 trens foram adquiridos pela CPTM, sendo um lote de 36 por meio de uma Parceria Público-Privada, e outros 9 por meio de licitação, totalizando 152 composições novas para Metrô e CPTM, com 1.074 vagões que, enfileirados, alcançam cerca de 20 km de extensão.

11.Do total de 107 trens, 54 já foram entregues (35 Metrô e 19 CPTM), com estimativa que até o final do ano outros 30 entrem em operação, concluindo a entrega deste lote no início do próximo ano. Os outros 45 trens licitados pela CPTM estão divididos da seguinte forma: 21 composições entrarão em operação a partir de 2011 e 24 no final de 2012.

O que ficará encaminhado

12 O prolongamento da Linha 2-Verde, em forma de metrô leve, ligará a estação Vila Prudente a Cidade Tiradentes. O primeiro trecho até Oratório está previsto para 2011 e o segundo, de Oratório até o Parque São Lucas, em 2012.

13. A Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) está sendo ampliada em mais 11,7 km, saindo do Largo Treze até Chácara Klabin, na Linha 2-Verde, contando também com integração na estação Santa Cruz, na Linha 1-Azul.

14. Para dar continuidade à expansão da rede sobre trilhos, o Metrô trabalha na contratação e elaboração dos projetos para implantar as futuras linhas 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim), 15-Branca (Vila Prudente-Tiquatira), 16-Prata/monotrilho (Cachoeirinha-Lapa) e 17-Ouro/monotrilho (Jabaquara-Congonhas-Morumbi).

Os entraves

15. O gestor público tem de definir cronogramas para que as obras sejam realizadas, cumprindo os prazos estipulados. No entanto, questões inerentes à administração pública, como questionamentos de processos licitatórios por empresas, cidadãos ou órgãos de fiscalização, além de diversos fatores externos dificultam o cumprimento das metas, resultando até em atrasos nos cronogramas.

16. Com os projetos das novas linhas e as licitações concluídas até o final deste ano, o próximo gestor ganhará agilidade para implantar os projetos previstos, uma vez que várias etapas burocráticas foram vencidas agora.

O gráfico abaixo demonstra o tempo de maturação entre o início de um projeto de compra de trens até a entrega para a população:

Este é um exemplo do que acontece em todos os projetos. A obra de uma estação ou a entrega de um novo trem precisa de um longo período de maturação e entraves burocráticos a serem vencidos. Esta gestão passou por quase 700 processos licitatórios, muito dos quais os frutos somente serão vistos nos próximos anos. O objetivo desta gestão foi trabalhar ao máximo para facilitar os próximos passos das entregas, sempre pensando no cidadão em primeiro lugar.

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