quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mesmo vetado, Morumbi terá monotrilho na porta em 2014

Governo de SP mantém investimentos em mobilidade urbana na área do estádio


Modelo da estação do monotrilho, que passará pelo estádio do Morumbi (crédito: Divulgação)

Da redação - São Paulo - Portal 2014
postado em 02/09/2010 16:47 h
atualizado em 02/09/2010 17:06 h

No mesmo dia do anúncio oficial do estádio do Corinthians, que será usado na Copa, o governo paulista assinou contrato com a União para a construção do monotrilho, obra até então considerada essencial para a realização do Mundial, já que o trajeto vai passar pelo estádio do Morumbi, excluído da competição em junho pelos organizadores.

Orçada em R$ 2,86 bilhões, a obra terá financiamento de R$ 1,083 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), por meio do PAC da Mobilidade Urbana (leia mais). Coordenado pelo Ministério das Cidades, o programa foi criado para financiar sistemas de transporte público que conectem aeroportos, hotéis e estádios das cidades-sede da Copa.

Mesmo com a troca de arenas, o governo paulista decidiu manter os investimentos no entorno Morumbi. O bairro de Itaquera, onde ficará o estádio do Corinthians, também terá melhorias em mobilidade urbana, segundo o governo e a prefeitura de São Paulo. No entanto, o montante envolvido e os projetos ainda não foram divulgados.

Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, até o momento não houve solicitação para projetos de mobilidade urbana na região de Itaquera.

Monotrilho
O monotrilho integra a linha 17-ouro do metrô, com 21,6 km de linhas e 20 estações. Ligará as linhas 4-amarela à linha 1-azul, passando pela linha 5-lilás e pelo Aeroporto de Congonhas. Também terá integração à estação Morumbi da linha 9 da CPTM.

O financiamento do monotrilho será intermediado pela Caixa Econômica Federal (CEF). O empréstimo terá três anos de carência, amortização em 30 anos e juros anuais de 5,5%, uma das mais baixas do mercado. O governo pretende concluir as obras em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário