terça-feira, 17 de maio de 2011

Em inauguração de estação em São Paulo, Alckmin nega decisão sobre Higienópolis

16/05/2011 - Brasil Atual,  Jéssica Santos de Souza, Rede Brasil Atual

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin voltou a negar nesta segunda-feira (16) que já exista uma definição sobre a estação Higienópolis, da futura Linha 6-Laranja do Metrô paulistano. Durante a inauguração da parada Pinheiros, da Linha 4-Amarela, ele disse que foi realizada apenas uma das três audiências públicas previstas sobre o tema.

"Estação de metrô é decisão técnica e baseada no interesse coletivo. Foi feita só a primeira audiência pública, vão ter mais duas. A decisão é baseada na distância das estações, na demanda de passageiros e no atendimento a população", afirmou Alckmin.

No sábado (14), aproximadamente mil pessoas protestaram no "churrascão da gente diferenciada", manifestação por transporte público de qualidade e contra o preconceito de moradores do bairro nobre da região central de São Paulo. Durante a semana passada, a imprensa divulgou a informação de que a estação havia sido riscada dos planos da linha, ainda em fase de projeto e sem data para início das obras e das operações. A pressão dos moradores, contrários à instalação do equipamento público, seria o motivo da decisão da Companhia do Metropolitano (Metrô) e do governo estadual.

A negativa de Alckmin tenta pôr panos quentes à insatisfação com a qualidade do transporte na cidade. O promotor Maurício Ribeiro Lopes pediu investigação sobre os motivos da mudança de planos por parte do Metrô. Após a polêmica, o Ministério Público Estadual decidiu apurar as razões técnicas para a decisão e se houve pressão de moradores.

Indefinições amarelas

Na linha 4, cuja quarta estação foi aberta nesta segunda, o governador prometeu acelerar os trabalhos para reverter a falta de integração entre as plataformas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A estação Pinheiros era anunciada pelos planos do governo estadual e do Consórcio Via Amarela, responsável pelas obras, como ponto de baldeação com a Linha 9-Esmeralda. Na prática, quem chega ao local em uma das modalidades de transporte precisa pagar uma nova passagem para usar o outro. Alckmin estabeleceu o dia 1º de junho como prazo para o funcionamento da integração.

Em relação às próximas estações da linha 4 previstas para a primeira fase das operações – República e Luz, onde a linha irá se conectar respectivamente com as linhas 1-Azul e 3-Vermelha –, não foram fixadas datas de inauguração. Ele apenas anunciou um esforço para antecipar de dezembro para outubro o início do funcionamento. O horário de funcionamento da linha segue limitado – das 4h40 às 15h de segunda à sexta-feira. Alckmin não assumiu compromissos quanto à extensão até a 0h do dia seguinte.

"A linha 4 é a mais moderna, com ar-condicionado, trens novos sem maquinista; é mais um passo importante para melhorar o transporte coletivo", comemorou Alckmin. Segundo o governo, o fluxo entre as quatro estações em operação deve aumentar dos atuais 50 mil diários para 250 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário