quinta-feira, 9 de junho de 2011

Metrô tem licença prévia para Linha Ouro, mas não pode firmar contrato

08/06/2011 - Valor, Samantha Maia

SÃO PAULO - A licença ambiental prévia da linha 17-Ouro, projeto do Metrô paulista na zona sul da capital, foi aprovada nesta manhã pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades).

O contrato com o consórcio Monotrilho Integração, formado pelas companhias Scomi, Andrade Gutierrez, CR Almeida e Montagens e Projetos Especiais, porém, ainda não pode ser assinado por causa de uma liminar judicial obtida em dezembro do ano passado pela associação de moradores da Vila Inah, na região do Morumbi. Os moradores reclamam que o monotrilho vai desvalorizar os imóveis do entorno.

O projeto da linha 17-Ouro prevê a construção em nível elevado, utilizando o sistema monotrilho. Ela ligará o aeroporto de Congonhas ao sistema metro-ferroviário na zona Sul da capital paulista.

A conexão se dará na Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, no primeiro trecho previsto para 2014, e posteriormente na estação Jabaquara, da Linha 1-Azul do Metrô. No total, a linha terá 17,9 km de extensão e 18 estações.

O governo optou por implantar a linha com sistema monotrilho por ser mais barato e mais rápido que o sistema de metrô convencional. A redução de custos se daria principalmente pela menor necessidade de desapropriações, já que será uma via elevada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário