segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Metrô inicia extensão da Linha 2-Verde

08/08/2011 - Webtranspo

Primeira parada fica na Vila Prudente na ZL -

O empreendimento da ampliação da linha está orçado em R$ 2,4 bilhões.
A primeira viga de concreto da Estação Vila Prudente da Linha 2-Verde, do Metrô de São Paulo, foi implantada na última sexta-feira. A parada usará a tecnologia monotrilho e abrigará também o terminal de ônibus do Expresso Tiradentes, o ex-“Fura-Fila”, da SPTrans, na conexão Vila Prudente-Parque Dom Pedro II.

A nova parada faz parte da ampliação da linha Verde, que terá no total 24,5 quilômetros, e contará com 17 estações: Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes, estas localizadas na zona Lesta da capital.

A tecnologia, que será usada, tem velocidade párea ao metrô convencional, com máxima de 80 quilômetros por hora e média operacional de 36 quilômetros horários. Além disso, o monotrilho utiliza energia elétrica, ou seja, é menos poluente e com ruídos operacionais menores, uma vez que o novo transporte é feito sobre pneus.

Os trens serão fornecidos pela Bombardier que fabricará as unidades em sua planta paulista em Hortolândia. Das 54 composições do sistema (com sete carros), 53 serão montados lá e terão índice de nacionalização superior aos 60%.

A ampliação da Linha 2-Verde está orçada em R$ 2,4 bilhões. A primeira etapa do empreendimento deve ser entregue em 2013, já o segundo trecho está previsto para começar a funcionar em 2014, com parada até São Mateus, um ano depois, a Cidade Tiradentes deve ser atendida. Neste mesmo local, uma futura linha deve ser instalada, a Branca, que irá da Vila Prudente a Tiquatira, também na zona Lesta da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário