segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Melhoria na integração entre as linhas 2 e 4

31/10/11 - Via Trólebus

Os usuários do Metrô que precisam passar pela integração da Linha 2 – Verde com a Linha 4 – Amarela entre as estações Consolação e Paulista sabem que no horário de pico um grande número de pessoas disputam o mesmo espaço. São cerca de 100 mil pessoas que todos os dias se espremem entre os estreitos corredores. A ViaQuatro, empresa que administra a linha precisa desligar as esteiras rolantes para evitar que o acumulo de passageiros nas plataformas, oque poderia provocar acidentes.

Contudo, para o secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes em entrevista ao UOL, não houve problema de projeção no tamanho da estação. “Teria sido mal desenhada se fizéssemos o dobro de espaço, por exemplo, e esse espaço ficasse ocioso após a linha 5 pronta. E as duas linhas foram programadas para saírem juntas”, afirmou.

De acordo com o site, para amenizar o problema na transferência, o secretário contou ao site que devem ficar prontos em março ou abril do ano que vem os projetos para saídas extraordinárias nessa ligação. A ideia é que, através delas, o usuário tenha acesso mais rápido às plataformas e evite as esteiras – desligadas pela Via Quatro, ainda que constantes de contrato, com a anuência da secretaria.: “Todas as medidas em curso [tais como desligamento de esteiras] estão sendo tomadas para lidar com essa sobrecarga; há lotação excessiva, há dificuldades, mas o metrô ainda é uma opção que as pessoas acham melhor que um ônibus ou mesmo sob duas rodas”.

O secretário disse ainda que a superlotação no ramal amarelo deve durar ainda “pelo menos mais três ou quatro anos”. É esse o prazo necessário às obras de expansão da linha 5-lilás, que prometem aliviar o fluxo ao reordenar passageiros da zona sul da cidade.
“Há uma acomodação melhor à medida em que tanto técnicos quanto população vão aprendendo sobre o sistema. A expectativa é que quando a linha 5 estiver toda pronta, muitas pessoas que hoje descem na estação Santo Amaro ou as que vêm do Grajaú (zona sul), e vêm direto para Pinheiros e pegam a linha 4, usem apenas a linha 5”.

As obras da linha 5 foram atrasadas em mais de dois anos devido a questionamentos judiciais feitos pelo Ministério Público e foram retomadas há cerca de dois meses.
Por Renato Lobo, com as informações de UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário