sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Metrô-SP recebe mais 2 trens reformados

20/01/2012 - Webtranspo


Ao todo devem ser entregues mais 90 unidades -

Trens modernizados são para se equiparar com os novos.O Metrô de São Paulo recebeu seu sétimo e oitavo trens reformados nesta sexta-feira, 20. As composições foram entregues para a Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), que passa a contar, agora, com três unidades que receberam modernização, as outras cinco estão em operação na Linha 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda).

"São 588 carros a mais para a linha 1, que é a Norte-Sul, e para a Linha 3, que é a Leste-Oeste. Com isso, nós passaremos aqui na linha 1 de um intervalo de trens de 105 segundos para 90 segundos na hora do rush e na linha Leste-Oeste (Vermelha) de 105 segundos para 85 segundos na hora de maior movimentação", declarou Geraldo Alckmin, governador do Estado.

Até 2014, o metrô de São Paulo receberá mais 90 composições modernizadas, das quais 48 para a Linha 1-Azul e 42 para a Linha 3-Vermelha. Os investimentos para este serviço estão calculados em quase R$ 1,75 bilhão.

Com a reforma, as composições receberam ar-condicionado, câmeras de vigilância (quatro internas por carro e duas externas nas cabeceiras da composição), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays) e monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus), sistema de controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho dos freios em condições de baixa aderência, como em tempo chuvoso.

Além disso, os trens também ganharam itens de acessibilidade como espaço para cadeiras de rodas e comunicação em braile; bem como sistema de tração em corrente alternada (motores com controles e componentes eletrônicos mais eficientes que possibilitam menor consumo de energia); mapa dinâmico visual das estações e dispositivos de emergência para comunicação com o operador. Estas mudanças foram feitas para fazer com que as composições antigas se nivelem com as novas, recebidas em 2008, em relação à tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário