segunda-feira, 12 de março de 2012

Na crise dos combustíveis, Metrô SP ganha mais usuários

09/03/2012 - Folha de São Paulo

A falta de gasolina nos postos trouxe dois reflexos complementares para a cidade de São Paulo: trânsito abaixo da média e aumento no número de passageiros do metrô.

A prefeitura não diz se a procura por ônibus aumentou. Já o Metrô afirma ter recebido 69 mil passageiros a mais na quarta (7) e 46 mil na terça (6), em relação à média. Ao todo, 3,9 milhões de pessoas circulam no sistema.

Além disso, o número de bicicletas estacionadas nos 16 bicicletários da rede cresceu 8,16%. O aumento chegou a mais de 50% na estação Guilhermina-Esperança e a 25% na estação Butantã.

"Os paulistanos fizeram mais uso da bike", disse o Instituto Parada Vital, que administra os bicicletários.

Uma hipótese é que motoristas com o tanque na reserva tenham trocado de meio de transporte para evitar a multa de R$ 85,13 e os quatro pontos na carteira por deixar o carro parado na via.

Foi esse o temor do engenheiro Rivaldo Ferreira, 47. "Já estava preocupado, porque o carro estava na reserva. A solução seria o metrô." Ele tentou abastecer em quatro postos antes de achar um na avenida Angélica. Reabasteceu, enfim, às 4h de ontem.

Abastecimento

O desabastecimento dos postos ocorreu devido ao protesto dos caminhões contra a restrição de circulação pela marginal Tietê. Os caminhões flagrados na via entre as 5h as 9h e entre as 17h e as 22h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 14h aos sábados, estão sendo multados desde a última segunda (5).

Os caminhoneiros voltar a entregar combustível após a decisão da Justiça na noite da última terça-feira. A multa diária pelo descumprimento da decisão é de R$ 1 milhão.

O presidente do Sindicom (sindicato das distribuidoras de combustível), Alísio Vaz, disse ontem que 100% dos postos deverão ser totalmente abastecidos até segunda (12). Para isso, haverá um esquema especial de entrega durante o fim de semana, inclusive no domingo, dia em que não é comum ocorrer abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário