sábado, 22 de setembro de 2012

Linha 2-Verde será a maior e mais carregada linha

20/09/2012 - Metrô em Foco

Diego Silva

Em reunião no auditório Vergueiro, ocorrida na última terça-feira, o diretor de operações Mário Fioratti informou aos blogueiros e líderes de redes sociais que o Metrô espera por uma explosão de demanda na Linha 2-Verde. Recentemente, saiu na mídia que a então Linha 15-Branca (projeto que iria sair da estação Vila Prudente até a futura estação Dutra) após decisão unânime, passou a ser uma continuação da Linha 2-Verde. A explicação era óbvia: a Linha 15 sairia da estação Vila Prudente pelo mesmo túnel, pelo mesmo sistema de trem e alimentação. O então Monotrilho da Linha 2-Verde, considerado a continuação desta, em outro tipo de modal, foi rebatizado como Monotrilho da Linha 15-Prata.

Atualmente, a Linha 2-Verde liga Vila Madalena à Vila Prudente, integrando a Linha 1-Azul (nas estações Paraíso e Ana Rosa) e a Linha 10-Turquesa da CPTM (na estação Tamanduateí). Somente esta última agregou um salto de demanda que fez com que a Linha 2 se tornasse uma das mais carregadas do sistema. Agora, com a incorporação de mais um trecho que será construído, espera-se que a Linha 2-Verde seja ainda mais carregada em demanda que a Linha 3-Vermelha (Leste-Oeste), que atualmente transporta mais de um milhão de usuários por dia. A notícia veio como uma afirmação àquilo que outras pessoas já disseram: ''toda e qualquer linha de Metrô que seja construída hoje, já nascerá saturada''.

A necessidade de transporte em SP é urgente, ou seja, a citação acima não deixará de ser unânime. Os investimentos no Metrô demoraram muito a chegar. Agora que chegaram, a Companhia vai trabalhar forte para garantir ainda mais linhas e ainda mais rapidez e conforto nos deslocamentos. Espera-se que essa continuação da Linha 2-Verde esteja concluída em cerca de 8 anos. Em contrapartida, quando finalizada, a Linha 2-Verde poderá perder esse 'título' para a futura Linha 6-Laranja, que deverá ter mais de 33 km de extensão (quando estiver totalmente concluída, partindo de Pirituba até Cídade Líder).

Nenhum comentário:

Postar um comentário