terça-feira, 13 de novembro de 2012

Arte que estampará o monotrilho na região é apresentada em feira de negócios

13/11/2012 - Folha Vip

Além de ter o seu desenho estampando no transporte, o artista plástico JP Passos, de 21 anos, vencedor do concurso, também ganhou da Bombardier uma viagem para Genebra

Por Rafael Gonçalo

Na terça-feira, dia 6, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, em conjunto com a Bombardier, empresa responsável pela construção dos trens, apresentou uma maquete em tamanho real de um vagão do monotrilho da Linha 15 – Prata na feira Negócios nos Trilhos, que aconteceu na Expo Center Norte. Na réplica do veículo estava estampado o desenho vencedor do concurso "Tá Pintando um Novo Metrô", que irá decorar os primeiros e os últimos vagões de cada uma das composições que irão transitar de Vila Prudente até Cidade Tiradentes.

Durante o evento, o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, aproveitou para ressaltar a qualidade do monotrilho. "Esta obra é muito importante para região Leste e abrangerá 24 quilômetros. Serão 48 trens com sete vagões cada, com uma capacidade para atender 48 mil passageiros por hora e por sentido", destacou o secretário.

Além de ter o seu desenho estampando no transporte, o artista plástico JP Passos, de 21 anos, vencedor do concurso, também ganhou da Bombardier uma viagem para Genebra, na Suiça, para participar da feira da International Association of Public Transport (UITP). "Achei bem legal a ideia do Metrô. Uma iniciativa perfeita para mostrar um pouco de arte para toda a população", comentou Passos. "Fiquei sabendo do concurso através de amigos e enviei quatro desenhos para competir. E o que venceu era o meu favorito. Procurei fazer uma arte colorida, para sobrepor o acinzentado da cidade", destaca.

O artista plástico, que trabalha na área há dois anos, lamenta que somente a sua arte estampará os trens. "Foram quase três mil inscritos no concurso e 20 passaram para a final. Até sugeri para o Metrô que esses 20 desenhos fossem colocados nos trens, mas eles preferem que seja apenas uma arte. Este é o meu segundo trabalho de destaque. Também fui o criador de um dos desenhos do Call Parede, que hoje estampam alguns dos orelhões da cidade", completa Passos.

Prazo

Durante o evento o Metrô voltou a confirmar os prazos da Linha 15 – Prata. O primeiro trecho, que ligará as estações Vila Prudente e Oratório, com 2,9 km de extensão, tem previsão de entrega para o final de 2013. A segunda fase do monotrilho até São Mateus (10,1 km) ficará pronto no final de 2014. A inauguração completa do transporte deverá ser feita no segundo semestre de 2016, ligando Vila Prudente à Cidade Tiradentes (11,5 km).



Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário