domingo, 3 de fevereiro de 2013

Por pouco, SP não ganhou um metrô no século 19

31/01/2013 - Folha de São Paulo

Edison Veiga

A 1.ª viagem de Metrô na cidade foi em 1974. Mas, 86 anos antes, o engenheiro alemão Alberto Kuhlmann tentou fazer uma via férrea que poderia ter sido o marco inicial do transporte urbano sobre trilhos.

Em 24 de março de 1888, ele obteve da Assembleia Legislativa Provincial direito de explorar por 50 anos a estrutura elevada metálica entre os Largos do Rosário e do Paiçandu – unindo o centro ao outro lado do Anhangabaú, para onde a cidade crescia. Em 3 de junho do mesmo ano, ele apresentou o projeto ao lado.

"É interessante que esse sistema lembra a Parceria Público-Privada da atual Linha 4-Amarela do metrô", compara o historiador Guido Alvarenga, do Arquivo Histórico Municipal. "O transporte seria por carros puxados por pequenas locomotivas a vapor", explica Eudes Campos, no livro Arquivo Histórico de São Paulo – História Pública da Cidade.

Kuhlmann, porém, não viu seu sonho realizado. Como não cumpriu o prazo do contrato, teve de desmontar o que estava feito. E só em 1892, com o Viaduto do Chá, o paulistano conseguiria atravessar o Anhangabaú.

Tema da coluna veiculada pela rádio Estadão em 25 de janeiro de 2013

Categories: RÁDIO ESTADÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário