quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Estado de S. Paulo quer ampliar mobilidade urbana sobre trilhos

13/08/2013 - DCI

O governador de São Paulo, Gerado Alckmin (PSDB), anunciou no último sábado em Campinas, que a sua administração está terminando o edital para fazer uma parceria público-privada (PPP) de trens para a implantação do trem de média velocidade de passageiros interligando todo o Estado de São Paulo. "Este trem passa por Santa Bárbara dOeste, Americana, Campinas Jundiaí, São Paulo, ABC, Santo André e Santos No trecho norte-sul sai da região de Campinas passa por São Paulo até o litoral. O sistema Anchieta-Imigrantes está esgotado e por isso precisa de uma ligação ferroviária. No trecho oeste-leste sai de Sorocaba, São Roque, São Paulo, Guarulhos, São José do Campos até Taubaté.", explicou Alckmin.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), disse que está em conversação com o Ministério do Planejamento para apresentar projetos de mobilidade urbana envolvendo trilhos.

"Estamos fazendo o estudo para o governo federal para que na nova liberação de R$ 50 bilhões, Campinas possa ser prestigiada e ser beneficiada com um percentual dessa verba", disse. Jonas disse que é possível uma compatibilização do Trem de Alta Velocidade (TAV) com o projeto do trem de media velocidade do estado. "Um não exclui o outro. Eu já estive com Bernardo Figueiredo, que comanda o TAV, e um convencimento ao governo do Estado é para que apresse o quanto antes essa questão do trem de média velocidade", destacou. O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que o governo estuda também a implantação do trem suburbano da CPTM até Campinas. "Há a intenção e os estudos já estão contratados e estudamos a vinda do suburbano até Campinas. De Jundiaí para Campinas passando por Vinhedo, Louveira, Valinhos e Campinas. Esse suburbano que é a CPTM não significa o trem Campinas - São Paulo é o popular pinga pinga, mas ele tem uma utilidade muito grande porque ele vai fazer as ligações cidade a cidade", disse. "É preciso retirar os caminhões de estradas e centros urbanos. O Ferroanel é a solução para agilizar e reduzir as despesas do transporte com esta finalidade. Falta logística no que diz respeito ao campo institucional e fiscal", alertou.

Cerca de 55 km de metrô estão sendo construídos em São Paulo sendo que, em 40 anos, somente 75 km foram implantados. Serão produzidas 51 novas estações ao mesmo tempo, contra 64 já existentes. "Nosso objetivo é trazer os trens regionais para o interior. Além de toda mobilidade, o investimento gerado por empresas nas regiões fora da grande São Paulo é um ponto positivo para a região", disse Jurandir Fernandes.

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