quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Consórcio vencedor da Linha 6 de SP será homologado

06/11/2013 -  Revista Ferroviária

Durante a cerimônia de abertura da 16ª edição da Feira Negócios nos Trilhos, nesta terça-feira (05/11), em São Paulo, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, agradeceu a confiança depositada pelos investidores na licitação da nova linha do Metrô de São Paulo, Linha 6-Laranja.  Ele disse que o vencedor da licitação da Parceria Público-Privada para a construção e operação da Linha 6 será confirmado nesta quarta-feira (06/11). O único grupo que apresentou propostas foi o consórcio Move São Paulo, formado pelas empresas Odebrecht Transport, Queiroz Galvão, UTC Participações e pelo fundo de investimentos Eco Realty. O grupo é liderado pela Odebrecht.

O secretário explicou que os técnicos do governo estavam avaliando os documentos apresentados pelo consórcio e que ele já tinha tido a confirmação que os documentos estavam de acordo. A licitação da Linha 6-Laranja. A linha custará 9,3 bilhões.

A previsão é que o contrato seja assinado em 45 dias, após o consórcio formar a Sociedade de Propósito Especifico (SPE), com quem o governo assina o contrato, e obter as cartas de fiança, que são obrigatórias para o contrato. Após a assinatura do contrato será iniciado os processos de desapropriações e as obras da linha previstas para iniciar em março. Jurandir lembrou que serão necessárias empresas certificadoras para atuar nas obras ferroviárias. Ele destacou que o edital da Linha 6 já prevê que o consórcio tenha uma empresa certificadora, além de ter a gerenciadora e supervisora.

Fernandes também destacou, com entusiasmo, a quantidade de investimentos que tem sido feitos no setor metroferroviário do país, principalmente no estado de São Paulo. São Paulo tem contratados mais 55 Km de linhas em quatro contratos, informou. Além disso, o secretário também enfatizou a quantidade de trens que o estado está comprando. São mais 15 trens para a Linha 4-Amarela, 27 para a Linha 5-Lilás, 54 composições do monotrilho da Linha 15-Prata, 27 da Linha 17-Ouro e, há algumas semanas, foram comprados mais 65 trens para a malha paulistana, contabilizando 1.216 carros que passageiros, calculou Fernandes.

Nos cálculos do secretário não foram contabilizados os 34 novos trens a serem comprados para a nova Linha 6-Laranja.  O secretário encerrou sua participação na abertura falando sobre os investimentos, em cifras, na malha metroviária de São Paulo. São 34,3 bilhões de reais de investimentos, 56% desse valor será financiado pela Caixa, pelo BNDES, Banco do Brasil além de bancos internacionais.

Guilherme Quintella, da International Union of Railways (UIC), também participou da abertura do evento e apresentou a estimativa da UIC que sejam investidos no mundo, nos próximos 15 anos, US$ 1 bilhão por dia em transporte sobre trilhos.

Ainda durante a cerimônia de abertura diversas autoridades do setor ferroviário deram seu parecer sobre o evento, que foi muito elogiado desde sua criação em 1998, quando foi criado pelo diretor executivo da Revista Ferroviária, Gerson Toller, também presente na mesa. Desde 2012, a feira é organizada pela UBM.

O vice-presidente do Simefre, Luiz Fernando Ferrari, lembrou que o evento começou com representantes da indústria nacional e depois passou a ser um evento internacional.  Ferrari demonstrou preocupação em relação a cadeia produtiva nacional. Ele disse que indústria nacional se prepara para atender o setor, mas pode ser que não tenha clientes. "No momento em que estamos eufóricos com a quantidade de investimentos, temos que ter tranquilidade para poder concorrer de maneira idônea e competitiva com o mercado", declarou Ferrari.

Além do secretário Jurandir Fernandes e o diretor executivo da Revista Ferroviária, Gerson Toller, estavam presentes na mesa autoridades como João Gouveia Ferrão Neto, diretor da ANPTrilhos e da SuperVia; Vicente Abate, presidente da Abifer; Guilherme Quintella, presidente da UIC; Jorge Bastos, diretor geral da ANTT; Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP; Rodrigo Vilaça, presidente da ANTF; Luiz Fernando Ferrari, vice-presidente do Simefre; Thomaz Aquino, diretor comercial da Thales Group; Fernando Ciotti, gerente Regional da Caixa Econômica Federal; e Renan Joel, da UBM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário