segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Primeiro monotrilho do Brasil é apresentado à população

30/10/13 - Governo SP

Linha 15-Prata do Metrô vai ligar as estações Ipiranga e Hospital Cidade Tiradentes; as duas primeiras estações, Vila Prudente e Oratório, começam a operar em janeiro de 2014


O primeiro monotrilho do Brasil, na Linha 15-Prata do Metrô, foi apresentado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira, 30. A linha vai ligar as estações Ipiranga e Hospital Cidade Tiradentes, reduzindo o tempo de viagem de 2 horas para 50 minutos. Veja o infográfico das obras no Metrô de São Paulo.

- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr

"Esse é o primeiro monotrilho brasileiro, o primeiro fabricado no Brasil e o maior monotrilho do mundo", disse Alckmin, durante a vistoria ao trem. O monotrilho poderá transportar até 48 mil passageiros por hora e por sentido (capacidade projetada). Essa capacidade será alcançada graças ao sistema automático de controle de tráfego, que permite um intervalo de circulação entre trens de até 75 segundos.

Edson Lopes Jr.

Linha 15-Prata do Metrô vai ligar as estações Ipiranga e Hospital Cidade Tiradentes
Download








AnteriorPosterior
Cada composição é formada por sete carros, com 86 metros de comprimento por 3,15 metros de largura e capacidade para transportar mais de 1.000 passageiros por viagem.

LEIA TAMBÉM
Governo de SP realiza maior obra simultânea da história do Metrô
Sistema de monotrilho agiliza ampliação de transportes sobre trilhos em SP

Os trens contam com sistema de ar-condicionado, interligação entre carros, operação automática (sem a necessidade de operador no veículo, seguindo tendência mundial) e sistema de câmeras com monitoramento em tempo real. São quatro portas por carro, duas em cada lateral. "É um grande ganho para a população: transporte de qualidade, de alta capacidade, rápido, direto, com conforto, com segurança e alta tecnologia", disse Alckmin.

Primeira Fase da Linha 15-Prata

O primeiro trecho da Linha 15-Prata é composto pelas estações Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório, que abriga o estacionamento e a oficina para manutenção dos trens. Ao todo são 2,9 km de extensão previstos para entrega em janeiro de 2014.

"Nós teremos, daqui a 90 dias, inaugurada as duas primeiras estações e também a maior oficina do Brasil, com 12 mil m². Agora, em novembro, ele já opera aqui na oficina experimentalmente", afirmou o governador.

No total, a Linha 15-Prata vai operar com 54 trens, de Ipiranga à Cidade Tiradentes. No primeiro trecho, que ligará Vila Prudente a Oratório, serão utilizadas quatro composições. Os trens estão em fabricação na cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado



AssuntosTransportes
Orgãos relacionados
Secretaria dos Transportes Metropolitanos
CompartilheDelicious Digg Facebook Bookmarks Twitter
Comentários: 0

Comente

Para comentar esta notícia você precisa estar cadastrado, faça o login e deixe seu comentário.

Login

Faça seu Cadastro

Cadastre-se para poder comentar as notícias além de receber conteúdos exclusivos.

Cadastrar

Atualize seu dados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados para ampliar sua participação junto ao portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário