quarta-feira, 2 de julho de 2014

Linha 3-vermelha ganha trem modernizado

01/07/2014 - Via Trólebus

O processo de reforma esta atrasado, sendo que era previsto para seu termino em 2014.

Por Renato Lobo

O ramal mais lotado do sistema metroviário paulistano ganhou mais um trem modernizado, a composição L31, sendo o 20º trem reformado na linha. A composição pertence a frota L, onde o Consórcio Reformas Metrô formado pelas empresas Alstom e Iesa ganharam a licitação de modernização de 22 unidades, os antigos trens Mafersa da Linha 3 (frota D).

O processo de reforma esta atrasado, sendo que era previsto para seu termino em 2014. Apenas 52% da frota foi reformada, deste total, 37 trens modernizados dos 98 estão em operação espalhados pelas linhas 1,2 e 3.

Os contratos estão na mira do ministério publico com indícios de que a reforma custou mais cara que se a Companhia do Metrô tivesse comprado novas composições. Entre as frotas reformadas está a K, cujo alguns operadores apontam falhas alem do habitual.

Esta repaginada no trem inclui colocação de sistema de ar condicionado com reforço na estrutura do carro de passageiro; troca do sistema de tração (contínua para alternada), trazendo melhor desempenho e economia de energia; modernização e revisão geral dos truques para receber novo sistema de tração; troca da alimentação elétrica auxiliar do trem, com instalação de novos conversores; implantação de um sistema de televisão para uso interno nos carros de passageiros; colocação de um sistema de proteção contra incêndios; e modernização do sistema de portas e suprimento de ar. Além de instalação do sistema de som e mapas dinâmicos.

Autor: Renato Lobo, Paulistano, Técnico em Transportes, Social Mídia, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Fonte: Portal Via Trolebus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário