segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Adolfo Pinheiro, em SP, entra em operação comercial

04/08/2014 - Revista Ferroviária

Desde sábado a Estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, opera comercialmente, das 4h40 à 0h. O Metrô estima que a estação receba em torno de 14 mil passageiros nos dias úteis.

Segundo a empresa, durante os quase seis meses de visitação assistida, Adolfo Pinheiro recebeu mais de 270 mil pessoas. Por dia, a média de usuários na estação foi de 2,8 mil. Atualmente, a demanda da Linha 5-Lilás é de 279 mil passageiros por dia. Com a ampliação do horário de Adolfo Pinheiro, essa demanda deve chegar a 300 mil passageiros ao dia.

A ampliação da Linha 5-Lilás faz parte de um conjunto de quatro obras simultâneas que o Governo do Estado realiza para a expansão do Metrô. Prevista para ser concluída em 2016, estima-se que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente nesta linha quando a operação for plena.

A expansão da Linha 5-Lilás terá mais 10 km de extensão e 10 estações (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin). O investimento nesta obra é de R$ 7,5 bilhões, incluindo a compra de 26 novos trens.

Trilhos em exposição

A nova estação conta com a "Vitrine Arqueológica", que expõe os antigos trilhos do bonde da linha Santo Amaro – São Paulo. O material, do final do século XIX, foi descoberto durante as escavações da estação Adolfo Pinheiro. Esse achado arqueológico está em uma galeria permanente na área do mezanino da estação. Ao lado da vitrine, a população pode conferir uma exposição fotográfica sobre essa linha de bonde, que foi a última a circular em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário