quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Monotrilho da Linha 15 de SP deve ser entregue neste fim de semana

19/08/2014 - G1 SP

Após diversos atrasos, o governo de São Paulo pretende iniciar a operação assistida, aberta ao público, da Linha 15-Prata do monotrilho, neste fim de semana. O funcionamento do novo modal, que deveria ter sido entregue no ano passado, e depois foi prometido para antes da Copa do Mundo, será parcial.

Por enquanto, estão prontas apenas as estações Oratório e Vila Prudente, na Zona Leste, com menos de 3 km de extensão. Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o atraso nos trens feitos pela empresa Bombardier ocorreu devido ao cumprimento de critérios exigidos por padrões internacionais. As entidades internacionais exigem 300 horas de operação para homologar os trens. A operação, chamada operação branca, faz simulações com passageiros, mas não tem usuário comum, explicou.

A Bombardier ainda não recebeu o termo de segurança emitido após o cumprimento das 300 horas. De acordo com Jurandir, a operação não apresenta riscos, apesar de existir um desacoplamento entre a parada da plataforma e das portas, cuja distância que deveria ser de 20 centímetros, no máximo, chega a atingir 40 centímetros.

Além disso, a operação com passageiros só terá início quando as duas vias suspensas do monotrilho, localizadas a cerca de 15 metros do chão, estiverem recuperadas. A via número 1 teve um curto circuito um mês atrás. Consertar é rápido, mas aí você tem que fazer o reset do computador, justificou. O monotrilho já opera das 9h às 14h em período de testes há um mês. O objetivo é que até o fim do mês de setembro, o monotrilho opere somente aos finais de semana, sem cobrança de tarifa. A previsão do início da operação comercial, com pagamento de bilhete, é no mês de outubro.

O monotrilho tem capacidade para transportar cerca de mil passageiros por viagem. A linha 15-Prata terá conexão com a linha 2-Verde do Metrô. Quando toda a linha for concluída terá 18 estações e 26,6 km de extensão.

Novas estações

Já a estação Fradique Coutinho, da Linha 4- Amarela do Metrô deve será entregue no fim do próximo mês, a previsão inicial é dia 25 de setembro. Já a estação Oscar Freire deve ser entregue no fim deste ano e a estação Higienópolis até março de 2015.

Explosão

Na madrugada de 29 de junho, quatro pessoas não identificadas tentaram explodir uma das colunas da obra do monotrilho da Linha 15-Prata, segundo investigação da Polícia Civil. O incidente ocorreu em um trecho mais adiante, na Avenida Sapopemba, altura do nº 10.200. Duas bananas de dinamite e 2 m de pavio de pólvora foram afixados com fita adesiva a um dos pilares na Av. Sapopemba.

Policiais ouvidos pelo G1 disseram que, no material apreendido, não havia um detonador. O caso foi registrado como tentativa de explosão no 69º Distrito Policial (DP), Teotônio Vilela. Depois, seguiu para investigação do 70º DP, Vila Ema,  e agora está sob responsabilidade da Delegacia do Metropolitano.

Além de policiais, vigilantes da obra e testemunhas disseram à equipe de reportagem que suspeitam que a tentativa de explosão da coluna do monotrilho não foi realizada por criminosos profissionais. Para eles, quem afixou os cartuchos explosivos não tinha conhecimento do seu poder de detonação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário