terça-feira, 9 de setembro de 2014

Operador relembra primeira viagem do metrô de SP

07/09/2014 - Folha de S. Paulo

O sábado de 14 de setembro de 1974 foi um "barato" para o paulistano Eduardo Celso Ferreira Torres. Aos 24 anos, ele conduzia o trem A33 na inauguração do Metrô.

Torres estava na companhia desde dezembro de 1972. Foi contratado como agente de estação, apesar de ainda não existir estação aberta. Meses depois, tornou-se operador de trem, para guiá-lo em testes. "Rodávamos das 23h até umas 4h da manhã. Só entre Jabaquara e Saúde", afirma, aos 64 anos. "Eu acelerava no túnel para testes. Nossa, era legal."

Por acaso, Torres foi escolhido para comandar o trem na primeira viagem oficial, na abertura da linha 1-azul. Às 9h30, o trem partiu da Vila Mariana rumo ao Jabaquara.

"O vagão estava cheio, todo mundo se apertava", lembra-se Antonio Aparecido Lazarini, 62, que foi instrutor de Torres. "Estávamos apreensivos, pois o metrô era uma aposta."

A viagem se estendeu por cerca de três horas –hoje são 13 minutos. "A cada estação, a comitiva descia, tinha festa, discurso", conta Lazarini.

Depois daquele sábado, Torres voltou a guiar o trem apenas na abertura de outro trecho da linha 1-azul. Em 2006, ele se aposentou e deixou o Metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário