segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Estação Fradique Coutinho é inaugurada em SP

17/11/2014 - Revista Ferroviária

Foi inaugurada no sábado (15/11) a estação Fradique Coutinho da Linha 4-Amarela, de São Paulo. Essa é a sétima estação da Linha 4 a entrar em operação e a 68ª estação do Metrô de São Paulo.

"Essa é uma das mais modernas estações de metrô e a mais moderna linha do País. E a maior linha do Mundo, ela vai chegar a 900 mil passageiros/dia, totalmente operada por sistema. Ela não tem o operador do metrô", destacou o governador Geraldo Alckmin, na inauguração da estação.

Já o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, enfatizou que a Linha 4 é a linha integradora. "O impacto grande desta estação é nessa área e conseguir aliviar o movimento da Paulista. Você dá uma redistribuição melhor da área comercial da Faria Lima e Paulista", disse o secretário.

O secretário destacou ainda a diversidade de público da Linha Amarela. "A Linha 4 é a mais democrática que nós temos hoje no sistema. Ela pega o pessoal de mais baixa renda do Grajau, como do Capão Redondo, e esse pessoal se integra com o pessoal de classe B e A aqui da região dos Jardins. Nossas pesquisas estão nos dando que aqui temos uma diversidade completa por ser um caráter muito democrático dessa linha", declarou Fernandes. 

Nesta primeira semana de operação, a estação Fradique Coutinho funcionará das 10h às 15h para adaptação e ajustes dos sistemas.  A partir do próximo sábado, 22 de novembro, a linha funcionará no horário comercial das demais linhas.

A estação Fradique Coutinho contará com dois acessos, um na Rua dos Pinheiros e outro na Rua Fradique Coutinho.  A estação tem 14,2 mil metros quadrados de área e está a 16 metros de profundidade. Ela tem a mesma estrutura das demais estações da Linha 4 com bloqueios de vidro (catracas) e portas de plataforma.

Essa estação é a primeira da segunda fase da Linha 4-Amarela, que inclui as estações Higienópolis- Mackenzie , Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Nas duas primeiras fases da Linha 4 foram investidos pelo Governo do Estado de São Paulo R$ 5,4 bilhões, sendo somente a fase 2 R$ 1,7 bilhão. Os sistemas e trens foram adquiridos pela ViaQuatro, responsável pela operação da Linha 4.

Alckmin anunciou que no primeiro semestre de 2015 será entregue a estação Higienópolis- Mackenzie e três meses depois a estação Oscar Freire. E em 2016 serão entregues as estações Morumbi e Vila Sônia.

A terceira fase da Linha 4-Amarela é a ligação entre Vila Sônia e Taboão da Serra. O projeto funcional já esta concluído e o projeto básico deve ser iniciado em 2015.

O governador também anunciou que a partir de partir de 19 de novembro o monotrilho da Linha 15-Prata começa a opera todos os dias das 10h às 15hs, atualmente essa operação é aos finais de semana, e será integrado com a Linha 2-Verde do metrô. A operação comercial está prevista para 1º de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário