quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Taboão da Serra terá duas estações de Metrô

13/03/2013 - O Taboense

O projeto consiste em uma estação entre o Pátio Vila Sônia (que tem sua entrega prevista para 2015) e Taboão (com previsão de entrega para 2016)

A moderna linha 4 do Metrô chegará até Taboão da S
A moderna linha 4 do Metrô chegará até Taboão da Serra
créditos: Divulgação
 
O prefeito Fernando Fernandes detalhou pela primeira vez, nesta terça-feira, dia 12, durante entrevista com a imprensa regional, o projeto para a chegada do Metrô em Taboão da Serra, que prevê duas estações na cidade e não apenas uma como estava sendo planejada. A novidade, anunciada como "realidade e não promessa" está dentro do planejamento do Governo do Estado.
 
Segundo Fernandes, há cerca de 20 dias, técnicos do Metrô vieram realizar estudo de impacto de vizinhança e de trânsito nas proximidades de onde as estações que serão instaladas. Fernandes garantiu que Taboão da Serra será beneficiada com duas estações, uma no Centro e outra na região do Shopping Taboão. 
 
"Existe uma previsão de estação no centro de Taboão e outra mais próxima ao Shopping, que é a que mais me agrada, porque aí o pessoal que vier de Embu e Itapecerica já não vão mais passar pelo centro de Taboão. Já seria uma forma de deter esse trânsito, descongestionando a passagem que é outra expectativa muito grande que nós temos", declarou Fernandes.
 
Uma empresa foi contratada para analisar o local, existem várias questões a serem levadas em consideração, como a desapropriação de área para a construção do terminal de ônibus e o impacto que as obras podem causar no entorno. Contrataram uma empresa para fazer todo o impacto nesses locais, não é só a estação, tem que desapropriar uma área para um terminal", falou o prefeito Fernando Fernandes.
 
Em entrevista ao Portal O Taboanense a deputada Analice Fernandes disse que a chegada do Metrô em Taboão da Serra é uma conquista da população. "O governador Geraldo Alckmin atendeu as nossas reivindicações, Taboão da Serra será a primeira cidade da Grande São Paulo a receber uma estação do Metrô, essa é uma vitória de todos nós taboanenses", afirmou.
 
O projeto consiste em uma estação entre o Pátio Vila Sônia (que tem sua entrega prevista para 2015) e Taboão (com previsão de entrega para 2016). A estação São Paulo Morumbi tem entrega prevista para 2014. O Governo do Estado garantiu que o Metrô até Taboão da Serra será todo feito de forma subterrânea. A expectativa é que a linha siga o traçado da avenida Dr. Francisco Morato e da Rodovia Régis Bittencourt.
 
A tendência é que as estações sigam o padrão da estação Paulista, que possui esteiras que facilitam a movimentação dos passageiros. Portas de vidros que contribuem para a segurança, os trens vão circular sem operadores, todas as manobras serão controladas do pátio Vila Sônia, como acontece atualmente na Linha Amarela. Todos os vagões com passagens livres entre os trens, possibilitando mais conforto e evitando aglomerações. É previsto pontos de conexão de internet sem fio (wi-fi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário