terça-feira, 14 de abril de 2015

SP inicia obra da linha do Metrô que liga nordeste ao centro

14/04/2015 -  Agência Brasil / O Estado de SP

Foram iniciadas nesta segunda-feira (13) as obras de escavação do poço de ventilação da Linha 6-Laranja do Metrô, que ligará a região nordeste da cidade ao centro (Brasilândia-São Joaquim). A escavação começa na Avenida Otaviano Alves de Lima, na Freguesia do Ó, zona norte da capital. As obras serão executadas pela Concessionária Move São Paulo, responsável pela construção, operação e manutenção da linha. O valor do contrato para a construção dessa etapa é R$ 9,6 bilhões.

A construção da Linha 6-Laranja do Metrô será feita nos moldes de Parceria Público-Privada (PPP) e a previsão de entrega é em 2020. Serão 15,3 quilômetros subterrâneos, com 15 estações e quatro pontos de conexão com a rede de metrô e trem. Dois dos conhecidos tatuzões – escavadeira feita para construir parte do túnel por onde passarão os trens do metrô – partirão em direções diferentes a partir da escavação da Freguesia do Ó. Serão 32 frentes de trabalho, divididas em 15 estações, 17 postos de ventilação e um pátio de trens.

De acordo com o governador Geraldo Alckmin, metade dos investimentos ficará por conta do governo estadual. "Já pagamos R$ 500 milhões em desapropriações. Já estamos com 705 desapropriações concluídas. A obra tem início hoje e tem que estar operando em 2020 e não pode ser entregue em partes. A capacidade será de transportar 650 mil passageiros por dia. Será uma linha integradora, com duas linhas de metrô e duas de trem".

Pouco antes do início do evento, um grupo de professores da rede estadual, em greve há um mês, fizeram um protesto em frente ao canteiro de obras do Metrô, na Freguesia do Ó. Eles reivindicaram ao governador que reabrisse as negociações com a categoria. Os professores entregaram a pauta de reivindicações ao governador que prometeu ler os itens.

"Nos últimos quatro anos tivemos 45% de reajuste para uma inflação de 24% e vamos manter esses ganhos reais. O último aumento foi em agosto e não completou nem um ano. A greve é mais dos temporários e temos boas notícias para eles. Contratamos 7 mil professores efetivos que vão tomar posse até o meio do ano. Abrimos concurso para outros 38 mil professores efetivos".

Perguntado sobre o estado passar por uma epidemia de dengue, Alckmin evitou usar o termo ao falar do problema. "Quero destacar que não há vacina nem tratamento. Só há um caminho que é combater o mosquito, que é o agente transmissor. Oitenta por cento dos casos de proliferação se dá dentro das casas e aí precisamos da colaboração da população. O conceito de epidemia cabe à Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) avaliar", disse.

Estadão

Iniciadas as obras de escavação da Linha 6-Laranja do metrô

As obras de escavação do VSE Tietê (poço de ventilação) da Linha 6-Laranja, no valor de R$ 9,6 bilhões, que ligará a região noroeste da cidade ao centro (Brasilândia-São Joaquim), começaram ontem (13) com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que considera uma das maiores obras do País atualmente.

A Linha 6-Laranja, com ponto de partida da escavação na Avenida Otaviano Alves de Lima, na Freguesia do Ó, será totalmente subterrânea e deverá transportar 633 mil pessoas por dia. Além disso, o percurso que hoje é feito em até 1 hora e meia passará a ser feito em 23 minutos.

"É a primeira PPP [parceria público-privada] do País completa. O setor privado constrói a obra, compra os trens, faz a parte de energia, de motorização e opera por 19 anos a Linha 6. Vai integrar na Água Branca com a Linha 7 que vai para Jundiaí e a Linha 8 que vai para Osasco. Em Higienópolis com a Linha Amarela e integra com a São Joaquim e duas linhas de trem da CPTM", disse o governador Geraldo Alckmin. Quando entrar em operação, a Linha 6-Laranja oferecerá quatro conexões com a atual malha do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): com as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM, na Estação Água Branca; com a Linha 4-Amarela, do metrô, na futura Estação Higienópolis-Mackenzie; e com a Linha 1-azul, do metrô, na Estação São Joaquim. Serão 32 frentes de trabalho, divididas em 15 estações, 17 postos de ventilação e um pátio de trens. As obras devem gerar cerca de nove mil novos postos de trabalho diretos e indiretos.

O secretário dos Transportes, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que o fato de um só consórcio ser responsável pela obra toda evitará possíveis atrasos. "A vantagem é que o consórcio assume toda a obra e todos os sistemas. Quando nós vamos fazer linha de metrô como a 5, temos de 40 a 50 contratos, e às vezes alguma empresa falha, nós temos que rescindir, fazer o contrato novamente", disse.

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