quinta-feira, 11 de maio de 2023

Expansão

Metrô escolhe empresa para desapropriações na Linha 20-Rosa

09/05/2023 - Via Trólebus

Por Renato Lobo




O Metrô de São Paulo escolheu um consórcio para prestação de serviços técnicos especializados para elaboração do laudo macro de avaliação de áreas prioritárias para desapropriação, necessárias para a implantação de estações da Linha 20-Rosa.

O trecho em questão contempla as futuras estações Lapa, Vila Romana, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais e Área do Pátio Norte e Estação Santa Marina da Linha 20.

Estações futuras da Linha 20 abordadas em artigos no Via Trolebus:

Estação Lapa;
Estação Vila Romana;
Estação Girassol;
Estação Teodoro Sampaio.
Estação Tabapuã

Foram oito propostas, mas a do KS Engenharia de Avaliações e Perícias Ltda. foi desclassificada. O Metrô argumenta que o “ofertante do menor preço total, apresentou a Planilha de Serviços e Preços com alterações nas quantidades dos itens de 1 a 14. As quantidades, considerando os preços unitários apresentados na proposta, de R$ 580,00, resultam no valor total de R$ 8.120,00 na data-base 01/03/2023.”

Já a CTA Consultoria Técnica e Assessoria Ltda apresentou a melhor proposta, e acabou sendo considerada vencedora da Licitação nº 10018221.


Fonte Metrô de São Paulo


De acordo com a operadora, “o laudo macro de avaliação deverá recair sobre os perímetros de desapropriação indicados nos desenhos a serem fornecidos para a empresa contratada. Esses perímetros, denominados de “Blocos”, serão utilizados para a implantação das estações e seus acessos, subestações primarias, ventilações e saídas de emergência e pátio de estacionamento de trens, e estarão inseridos nas diversas quadras municipais dispostas ao longo do traçado da Linha 20 – Rosa.”

Fica de fora da análise o trecho entre Abraão de Morais e Prefeito Celso Daniel-Santo André, e portanto o trecho da linha 20 que vai atender o ABC Paulista, o que indica que o segmento deve ser construído após o trecho considerado prioritário, entre as zonas oeste e sul da capital paulista.

O novo eixo metroviário é considerado uma das prioridades da gestão de Tarcísio de Freitas no governo do estado, e há a intenção de lançar uma parceria público privada para tirar a nova linha do papel.


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