quinta-feira, 21 de março de 2024

Metrô prevê primeiro trem da Linha 17-Ouro chegando em maio


21/03/2024 - Metrô CPTM
 

Composição de monotrilho está sendo fabricada na China pela BYD SkyRail. Previsão de abertura do ramal é de 2026


Primeiro trem da Linha 17 
Divulgação GESP


O Metrô de São Paulo prevê receber o primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro em maio próximo, segundo o Relatório Integrado de 2023.

A previsão é um pouco mais otimista do que a feita pela fabricante da composição, a BYD SkyRail, que ao site planeja enviar a unidade cabeça de série para o Brasil até junho.




O contrato de sistemas da Linha 17 prevê a fabricação de 14 composições SkyRail com cinco carros e que formarão a frota do trecho inicial do ramal, com 6,7 km de extensão e oito estações.

A chegada do primeiro trem depende do andamento de outros contratos do projeto como o de obras civis remanescentes, assinado em setembro passado com a empresa Agis.


Área de manobra dos trens no pátio 
Foto CMSP


O pátio Água Espraiada está sendo preparado para receber a primeira unidade do SkyRail, mas o andamento dos trabalhos ainda não causa boa impressão.

Em recentes registros, havia pouca atividade no local e mesmo o Prédio A, onde haverá o maior espaço para acomodar os trens, continua com o telhado inacabado.
Trabalhos em várias frentes

Segundo o Metrô, estão sendo feitas adequações no projeto executivo, tratamento de concreto e fabricação de 39 vigas-trilho no piso térreo e outras quatro no piso superior.


A divisão de fases da Linha 17-Ouro


Além disso, há avanços em aparelhos de mudança de via, necessários para que os trens possam chegar às áreas internas do pátio.

Toda a parte de sistemas está em desenvolvimento, mas não foram vistos cabeamentos e outros equipamentos instalados e que são necessários para que o trem possa iniciar testes, mesmo que limitados.

A alimentação elétrica do ramal, por outro lado, deve ser finalizada em breve, como confirmou o Metrô ao site.

As obras da Linha 17-Ouro tiveram início em abril de 2012 e, após vários contratos rescindidos e outros problemas, o governo trabalha com a meta de entregar o trecho prioritário no primeiro semestre de 2026.


Nenhum comentário:

Postar um comentário