20/06/2024 - Metrô CPTM
Por Ricardo Meier
Acordo com a concessionária LinhaUni visa equacionar medidas para recuperar atrasos em alguns canteiros de obras. Ramal iniciará operação até Perdizes e chegará a São Joaquim um ano depois

Estação Higienópolis-Mackenzie
A Linha 6-Laranja de metrô não “atrasará 1.096 dias”, como foi repercutido pela mídia após a publicação de um relatório de investidores pela LinhaUni, sua futura operadora.
A afirmação partiu de André Isper, secretário executivo de Parcerias em Investimentos, do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante a segunda audiência pública sobre a concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM.
Isper criticou a forma como foi interpretada a informação constante no documento, que citava um atraso de três anos no cronograma original, que previa a conclusão da obra em 2025.
Segundo ele, “esse cronograma é um direito de a concessionária atrasar, mas quer dizer que ela vai atrasar” e que é uma “leitura muito errada” dizer que o cronograma está prorrogado.
André Isper, secretário executivo de Parcerias em Investimentos (GESP)
O secretário executivo revelou que a gestão e a concessionária acertaram o “cronograma acelerado” da obra e que prevê que o trecho entre Brasilândia e Perdizes será entregue em outubro de 2026.
Já o trajeto entre Perdizes e São Joaquim será aberto um ano depois, em outubro de 2027.
Isper também explicou que o risco geológico citado pela LinhaUni envolveu a estação Higienópolis-Mackenzie, que teria cedido cerca de 2 centímetros.
Tatuzão Sul no VSE Pacaembu (Redes sociais)
“Então parou-se a obra naquela estação específica, fez-se todo um tratamento da estação para ela parasse de descer”, afirmou.
O custo com esse problema será pago pelo governo a partir de um teto previsto no contrato.
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