31/01/2013 - Folha de São Paulo
Edison Veiga
A 1.ª viagem de Metrô na cidade foi em 1974. Mas, 86 anos antes, o engenheiro alemão Alberto Kuhlmann tentou fazer uma via férrea que poderia ter sido o marco inicial do transporte urbano sobre trilhos.
Em 24 de março de 1888, ele obteve da Assembleia Legislativa Provincial direito de explorar por 50 anos a estrutura elevada metálica entre os Largos do Rosário e do Paiçandu – unindo o centro ao outro lado do Anhangabaú, para onde a cidade crescia. Em 3 de junho do mesmo ano, ele apresentou o projeto ao lado.
"É interessante que esse sistema lembra a Parceria Público-Privada da atual Linha 4-Amarela do metrô", compara o historiador Guido Alvarenga, do Arquivo Histórico Municipal. "O transporte seria por carros puxados por pequenas locomotivas a vapor", explica Eudes Campos, no livro Arquivo Histórico de São Paulo – História Pública da Cidade.
Kuhlmann, porém, não viu seu sonho realizado. Como não cumpriu o prazo do contrato, teve de desmontar o que estava feito. E só em 1892, com o Viaduto do Chá, o paulistano conseguiria atravessar o Anhangabaú.
Tema da coluna veiculada pela rádio Estadão em 25 de janeiro de 2013
Categories: RÁDIO ESTADÃO
Edison Veiga
A 1.ª viagem de Metrô na cidade foi em 1974. Mas, 86 anos antes, o engenheiro alemão Alberto Kuhlmann tentou fazer uma via férrea que poderia ter sido o marco inicial do transporte urbano sobre trilhos.
Em 24 de março de 1888, ele obteve da Assembleia Legislativa Provincial direito de explorar por 50 anos a estrutura elevada metálica entre os Largos do Rosário e do Paiçandu – unindo o centro ao outro lado do Anhangabaú, para onde a cidade crescia. Em 3 de junho do mesmo ano, ele apresentou o projeto ao lado.
"É interessante que esse sistema lembra a Parceria Público-Privada da atual Linha 4-Amarela do metrô", compara o historiador Guido Alvarenga, do Arquivo Histórico Municipal. "O transporte seria por carros puxados por pequenas locomotivas a vapor", explica Eudes Campos, no livro Arquivo Histórico de São Paulo – História Pública da Cidade.
Kuhlmann, porém, não viu seu sonho realizado. Como não cumpriu o prazo do contrato, teve de desmontar o que estava feito. E só em 1892, com o Viaduto do Chá, o paulistano conseguiria atravessar o Anhangabaú.
Tema da coluna veiculada pela rádio Estadão em 25 de janeiro de 2013
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