27/09/2013 - Via Trólebus
O Metrô recebeu na quinta-feira (26) o primeiro carro do monotrilho no pátio Oratório, da Linha 15-Prata
A composição completa, com 7 carros, chegará até o final de outubro. Já os testes começam em novembro.
O monotrilho que começa a operar na Linha 15-Prata no ano que vem, está sendo construído em Hortolândia (SP) com tecnologia usada em aviões. A composição terá capacidade de percorrer os 24 quilômetros do trecho total entre a Vila Prudente e a Cidade Tiradentes em 50 minutos, contra as atuais 2 horas.
Na primeira etapa, os carros vão circular entre a Vila Prudente e a Oratório, em um percurso de dois quilômetros. O trecho completo só estará operando em 2016.
Segundo o diretor geral da empresa canadense Bombardier Transportation, Manoel Gonçalves, para reduzir o peso do carro e alcançar a capacidade similar do metrô de 48 mil passageiros por hora, foi preciso usar a mesma estrutura de alumínio das aeronaves, para que fiquem leves. "Com isso, reduzimos o peso em até 30%.
Foi otimização máxima de peso", explica Gonçalves, sobre a tecnologia canadense utilizada na produção dos carros no Brasil. Com a redução do peso, a composição atinge até 80 km/h. Rodando em pneus de borracha, a velocidade será praticamente mantida mesmo em dias de chuva, segundo os técnicos da empresa.
Comentários
Postar um comentário