terça-feira, 7 de junho de 2011

Linha 15 - Branca do Metrô vai chegar até Guarulhos

06/06/2011 - Diário do Comércio



Os estudos para a implantação da futura Linha 15 - Branca do metrô estão avançando. Durante reunião realizada na Distrital Penha da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o gerente de Planejamento e Integração de Transportes da companhia, Alberto Epifani, apresentou o projeto funcional, em sua fase atual de execução. A expectativa é de que o projeto básico esteja finalizado dentro de um ano. Caso não haja nenhum contratempo, após o processo licitatório, as obras devem durar em torno de 50 meses.

A Linha 15 - Branca, pelo projeto atual, deve ter 12 estações e 13,2 quilômetros de extensão, interligando o bairro da Vila Prudente, na zona leste, à região da rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos.

A nova linha será totalmente subterrânea, está orçada em aproximadamente R$ 8 bilhões e terá as seguintes estações: Vila Prudente, onde será possível acessar a Linha 2 - Verde; Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Aricanduva, Penha, com acesso à Linha 3 - Vermelha do Metrô e à Linha 11 - Coral da CPTM; Penha de França (no centro do bairro); Tiquatira, com acesso à Linha 12 - Safira da CPTM; Paulo Freire e Dutra, em Guarulhos.

Benefícios

De acordo com Epifani, a implantação da Linha Branca reforçará ainda mais o conceito do metrô como uma rede integrada de transportes. O executivo elencou uma série de benefícios que a futura linha trará, não apenas para a zona leste, mas para toda a cidade. Além da interligação com a rede metroferroviária, a Linha 15 proporcionará a conexão com os eixos viários radiais do sistema de ônibus das regiões leste e nordeste.

Entre esses eixos estão a Radial Leste, Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Gabriela Mistral, Penha de França, Conselheiro Carrão, Aricanduva, Eduardo Cotching, Sapopemba, Vereador Abel Ferreira / Regente Feijó e Vila Ema / Orfanato. "Uma das principais vantagens dessa linha será desafogar a Linha 3 - Vermelha, proporcionando aos usuários mais facilidade para se deslocar à zona sul e região da avenida Paulista", afirmou Epifani. Outra grande vantagem será atender a população de Guarulhos e da área nordeste da Região Metropolitana de São Paulo.

Quanto entrar em operação, a expectativa de demanda na nova linha é grande. Estimativas do Metrô apontam que as estações Vila Prudente e Penha sejam as mais movimentadas, com 188 mil e 182 mil passageiros por dia respectivamente. Em seguida vem a Anália Franco (131 mil pessoas), Dutra (72 mil), Tiquatira (60 mil), Paulo Freire (58 mil) e Penha de França (28 mil).

Dúvidas

Uma das principais dúvidas referentes ao projeto é o modelo que será adotado nas interligações entre as linhas. Na Vila Prudente, por exemplo, o Metrô está estudando a hipótese de não construir uma estação de transferência no local para a Linha Branca. A solução pode ser pelo prolongamento da Linha Verde, sem a estação de transferência e a consequente baldeação.

Outra dúvida é quanto à localização do pátio para estacionar os trens. Ele pode ser construído nas imediações da rodovia Fernão Dias, próximo à estação Dutra. Outra possibilidade é junto com a estação Tiquatira, caso a companhia recue e o projeto final não contemple o prolongamento da linha até Guarulhos sob o rio Tietê, o que não é muito provável.

24 comentários:

  1. Sem dúvida a expansão do metrô para Guarulhos é indispensável e urgente.

    ResponderExcluir
  2. Essa noticia parece um sonho nós guarulhenses sonhamos ha anos com o metro na nossa cidade,apesar que nossa cidade é esquecida em varios aspectos infelizmente,vou rezar para isso se tornar realidade.

    ResponderExcluir
  3. Onde consigo a informação da localidade da Estação Orfanato? Será na própria Rua do Orfanato? Se for em qual altura? Será na Rua Cananéia, paralela?

    ResponderExcluir
  4. Onde será a localização da estação Água Rasa ?

    ResponderExcluir
  5. A princípio a estação Água Rasa deverá ser perto do Koga-Koga, próximo à Avenida Luis ferrreira com a Avenida Sapopemba. Dizem que a estação Orfanato seria na rua Cananéia mas creio que será na própria rua do Orfanato...., no entanto tudo pode mudar....

    ResponderExcluir
  6. A previsão inicial da estação orfanato é nas imediações da Av. Vila Ema X R. Orfanato X R. Oratório. Porém se seguir a passos como foi a estação V. Prudente, la para 2024 teremos a obra concluída.

    ResponderExcluir
  7. So espero que as autoridades não estejão brincando com o povo, porque isso seria muito cruel, e o povo ja estar farto de promessas.

    ResponderExcluir
  8. Para a futura estacao agua rasa estao estudando os terrenos da rua itiuba, gopiara e caxiuna. Gostaria muito de saber onde sera a estacao?

    ResponderExcluir
  9. Tomara que tenha um cronograma de estações pré-estabelecidas, tipo , Estação Vila Galvão, Estação Monteiro Lobato, até chegar a outra ponta de guarulhos, chegando até o Bairro dos Pimentas.

    ResponderExcluir
  10. A estação Aricanduva será em que altura da avenida ??? Próximo ao Shopping Aricanduva seria maravilhoso !!!

    ResponderExcluir
  11. Si depender dos Governantes atuais ai pode esquecer Guarulhos continuará atrazada tanto no transporte intermunicipal, quanto no municipal eo metrô não vêm porque o senhor Governador Geraldo Alckmin não quer, se não já tinha vindo para Guarulhos a muito tempo.
    Continuamos então no atrazo até quando eis a pergunta ATÉ QUANDO GOVERNADOR.

    ResponderExcluir
  12. Amigos, sendo rápido direto e objetivo: "esta suposta linha", não sairá tão cedo do papel, haja visto que teremos eleições à frente e principalmente, ela é a última do cronograma informado pelos órgãos governamentais, sendo que o "monotrilho - vila prudente/tiradentes" ainda está em fase de fundação; tem ainda as expansões das linhas-lilás & amarela; agora a mais nova linha 17-ouro que está na frente desta... ou seja, amigos: "esperem sentados!!!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem acho que você se precipitou pois a linha já será licitada, mas a Linha 15 não virá mais para guarulhos, ela irá terminar na estação Dutra, que vai ficar ali atrás da Toga...

      A linha que virá para Guarulhos é a Linha 19-Celeste, que sairá da Avenida Roberto Marinho e virá até a Tancredo Neves, ela tem previsão de funcionamento até 2021, ela será a proxima linha a ser discutida pelo Governo.

      Caso vocês tenham dúvidas, este mapa é do site do metro mesmo, e é uma projeção da linha 6 no mapa proposto para 2021, vejam que a linha 19 já está la: http://www.metro.sp.gov.br/metro/licenciamento-ambiental/pdf/eia/volume-iv/produtos-cartograficos/mapas-figuras/figura-2-3-1-1-rede-metroviaria.pdf

      Excluir
  13. aqui na guilherme giorge já estão sondando faz um ano.

    ResponderExcluir
  14. AVISO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA


    AUDIÊNCIA PÚBLICA REFERENTE A OBRA CIVIL, VIA PERMANENTE, FORNECIMENTO DE SISTEMAS E MATERIAL RODANTE DO TRECHO ENTRE AS ESTAÇÕES VILA PRUDENTE E DUTRA, INCLUINDO O PÁTIO PAULO FREIRE, DA LINHA 15 BRANCA DA COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO.
    A COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ torna público que será realizada, nos termos do Artigo 39 da Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações, Audiência Pública relativa a LINHA 15 BRANCA - TRECHO ENTRE AS ESTAÇÕES VILA PRUDENTE E DUTRA, INCLUINDO O PÁTIO PAULO FREIRE.
    A Audiência Pública será realizada às 09h00m do dia 22/05/2012, na Associação dos Advogados de São Paulo - AASP, Auditório 1 - Roger de Carvalho Manger, na Rua Álvares Penteado, 151 - térreo - Centro - São Paulo - SP, ocasião em que os interessados terão acesso às informações pertinentes, podendo manifestar-se sobre as mesmas, observadas as normas estabelecidas para tal fim, as quais estarão à disposição no dia e local assinalados.
    A recepção dos interessados ocorrerá a partir das 08h30m.
    Os avisos correspondentes aos editais das licitações serão publicados na forma da lei.

    ResponderExcluir
  15. Vejam que nesse mapa : http://www.metro.sp.gov.br/metro/licenciamento-ambiental/pdf/eia/volume-iv/produtos-cartograficos/mapas-figuras/figura-2-3-1-1-rede-metroviaria.pdf

    Já consta o VLT Guarulhos - ABC que ligará Cumbica a Sto.André

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se o mêtro que irá ser feito na av guilherme giorgi irá desapropriar alguma propriedade na Rua Engenheiro Pegado, vila carrão, SP.

    ResponderExcluir
  17. Desejo saber se a Cia. do Metrô tem estudos sobre a extensão da linha Azul de Tucuruvi até Guarulhos?
    É um ramal importantíssimo que necessita ser implantado, pois atenderá em SP os bairros de Jaçanã, Vila Gustavo, Vila Nilo, Vila Nova Galvão, Tremembé, Jardim Tremembé, Jova Rural, Jardim Corisco, Jardim Fontális e outros bairros periféricos onde a população mais precisa de transporte com qualidade para se deslocarem ao trabalho e ao lazer, onde muitos moradores não possuem veículos.

    ResponderExcluir
  18. Aonde será a localização do Metro na Avenida Aricanduva?

    ResponderExcluir
  19. Aqui pelo Anália Franco e Vila Formosa também já estão fazendo o estudo do solo faz aproximadamente 1 ano. Segundo divulgado pelo governo o prazo das estações até a Vl. Formosa é 2017, e até a estação final no ano de 2019.

    ResponderExcluir
  20. A ligação ferroviária para trens de passageiros Guarulhos (Cumbica) ABC (Santo André)
    Entendo ser uma melhor opção a ser planejada é a ligação desta futura linha 13-Jade com a região do ABC, mais precisamente com a Linha 10-Turquesa no município de Santo André.
    Dentre as propostas apresentadas, entendo ser a do prolongamento da Linha 1-Azul do Metrô partindo do Tucuruvi, a mais sensata, porém não é a que esta sendo feita, outra opção teria como destino, no mínimo até o Brás, que também não será feita, com esta opção da nova Linha 13-Jade chegando até engº Goulart com transbordo obrigatório para a Linha 12-Safira que já se encontra ultra saturada.
    Devemos ficar vigilantes, e que a ligação até esta estação seja só uma primeira etapa, e que no mínimo seja feita utilizando bitola de 1,6 m e a largura padronizada dos carros de 3,15 m iguais aos existentes, permitindo a interpenetração, pois nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10-Turquesa, 2-Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso Ipiranga Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2-Verde na estação Vila Prudente com a futura ligação com a 5-Lilás na estação Chácara Klabin e com a linha 1-Azul na estação Santa Cruz, e o projeto da futura linha 6-Laranja com transbordo obrigatório entre Metrô e Monotrilho caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.
    Em uma concorrência governamental recente da CPTM-SP, os valores cotados pelas montadoras, foi ~ 80% superior aos praticados pela indústria chinesa e em relação ao fornecimento recente para a SUPERVIA-RJ e as carruagens já vieram na bitola de 1,6 m e na largura de ~3,15 m, com ar condicionado e circuito interno de TV, e sem a necessidade de se adaptar estribos nas portas (gambiarra) para compensar o vão com a plataforma, ou seja exatamente conforme as condições brasileiras, sepultando os argumentos de custo menor dos defensores deste padrão europeu com carruagem de 2,9 m e bitola de 1,43 m.

    ResponderExcluir
  21. Já estamos em 2016, e novamente é adiado o início da expansão da linha 2-Verde do metrô até Guarulhos, e não deve ter sua extensão concluída até 2020 se dependermos destes atuais governantes federais, estaduais e municipais.

    No Brasil não existe uma lei semelhante a das Responsabilidades Fiscal (mais conhecida como "Pedaladas fiscais"), que pune os governantes que gastam mais do que arrecadam, e que burlam a lei, por este motivo não acontece punição alguma para quem promete nas campanhas eleitorais e não as cumpre.

    O resultado disto são as inumeráveis obras incompletas ou mal planejadas, como as maiorias das ociosas ciclovias em detrimento aos corredores de ônibus e o questionável Monotrilho, e infindáveis festivais de compromissos não cumpridos, e os responsáveis imputados.

    De qualquer forma a extensão da Linha 2-Verde atualmente continua a ser a melhor opção do que quaisquer outras que é a de se utilizar as linhas 13- Jade ou 12-Safira congestionadas da CPTM ou a projetada linha 14-Onix que não saiu do papel ou os Monotrilhos.

    ResponderExcluir
  22. Papo furado do PSDB, metrô nunca sairá de SP, vcs inocentes ainda acreditam kkkk

    ResponderExcluir