Início das obras do metrô para Guarulhos Previsto em 2013

22/11/2011 - Via Trólebus

Prevista para estar em operação antes do final de década, a Linha 19 – Celeste vai ligar a zona Sul da capital paulista até Guarulhos. O site Diário de Guarulhos trouxe uma entrevista com o arquiteto e urbanista Alberto Epifani, gerente de Planejamento e Integração do Metrô. Segundo ele, a linha 19-Celeste cortará o município longitudinalmente, com estações na Av. Tancredo Neves, Centro (Guarulhos), Anel Viário (Castelo Branco), Vila Endres e Fernão Dias, seguindo em direção à estação Dutra. Esta última servirá para baldeação com outra linha prevista, a 15 – Branca que seguirá até a Penha, Vila Formosa, Anália Franco e Vila Prudente.
“O governador Geraldo Alckmin fez questão de que a linha Celeste seguisse até Guarulhos, pois os estudos iniciais previam que ela deveria terminar na Vila Maria”, disse Epifani. De acordo com o arquiteto, o prazo para conclusão dessas linhas de metrô será 2018. “São muitas as etapas necessárias para se construir uma linha: diretrizes, projeto funcional, licença ambiental, desapropriações, projeto executivo e execução. As obras mesmo devem começar só em 2013, com recursos do Tesouro ou, talvez, parte delas, numa PPP (Parceria Público Privada).”
O ramal celeste nasce na estação Água Espraiada onde fará integração com a Linha 5 – Lilás e o monotrilho da Linha 17 – Ouro. Depois cruza pela futura Linha 20 – Rosa na estação Hélio Pelegrino. Sobe pelo bairro dos jardins, cruza com a estação Brigadeiro da Linha 2 – Verde. Desce em direção ao centro cruzando com as Linhas 6 – Laranja, 3 – Vermelha na estação Anhangabaú, 1 – Azul na estação São Bento, 4 – Amarela na futura estação Pari, seguindo até Vila Maria, Dutra chegando ao município de Guarulhos.

Por Renato Lobo

 

Comentários

  1. Prezados,
    Dentre as propostas apresentadas, entendo ser a do prolongamento da Linha 1-Azul do Metrô partindo do Tucuruvi, a mais sensata, porém não é a que esta sendo feita, a segunda opção teria como ponto final, no mínimo até o Brás, que também não será feita, com esta opção da nova Linha 13-Jade chegando até engº Goulart com transbordo obrigatório para a Linha 12-Safira que já se encontra ultra saturada.

    Entendo ser uma opção a ser estudada é a ligação desta linha 13-Jade com a região do ABC, mais precisamente com a Linha 10-Turquesa no município de Santo André.

    Devemos ficar vigilantes, e que a ligação até esta estação seja só uma primeira etapa, e que no mínimo seja feita utilizando bitola de 1,6 m e a largura padronizada dos carros de 3,15 m iguais aos existentes, permitindo a interpenetração, pois nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10 Turquesa, 2 Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso Ipiranga Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2-Verde na estação Vila Prudente com a futura ligação com a 5-Lilás na estação Chácara Klabin e o projeto da linha 6-Laranja com transbordo obrigatório entre Metrô e Monotrilho caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.

    Em uma concorrência governamental recente da CPTM-SP, os valores cotados pelas montadoras, ficou nos absurdos ~80% superior aos praticados pela indústria chinesa e em relação ao fornecimento recente para a SUPERVIA-RJ e as carruagens já vieram na bitola de 1,6 m e na largura de ~3,15 m, com ar condicionado e circuito interno de TV, e sem a necessidade de se adaptar estribos nas portas (gambiarra) para compensar o vão com a plataforma, ou seja exatamente conforme as condições brasileiras, sepultando os argumentos de custo menor dos defensores deste padrão europeu com carruagem de 2,9 m e bitola de 1,43 m.

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